Este é o terceiro livro da Coleção Tendências em Educação Matemática cuja temática central refere-se ao uso de tecnologias.
Com base em suas experiências enquanto docentes e pesquisadores, associadas a uma análise acerca das principais pesquisas desenvolvidas no Brasil sobre o uso de tecnologias digitais no ensino e aprendizagem de Matemática, os autores apresentam uma perspectiva fundamentada em quatro fases. Inicialmente, os leitores encontram uma descrição sobre cada uma dessas fases, o que inclui a apresentação de visões teóricas e exemplos de atividades matemáticas características em cada momento. Baseados na ‘perspectiva das quatro fases’, os autores discutem questões sobre o atual momento (quarta fase).
Especificamente, eles exploram o uso do software Geo Gebra no estudo do conceito de derivada, a utilização da Internet em sala de aula e a noção denominada performance matemática digital, que envolve as artes.
Este livro, além de sintetizar de forma retrospectiva e original uma visão sobre o uso de tecnologias em educação matemática, resgata e compila de maneira exemplificada questões teóricas e propostas de atividades, apontando assim inquietações importantes sobre o presente e o futuro da sala de aula de Matemática. Portanto, esta obra traz assuntos potencialmente interessantes para professores e pesquisadores que atuam na educação matemática.
A propos de l’auteur
Marcelo de Carvalho Borba é licenciado em Matemática pela UFRJ, mestre em Educação Matemática pela Unesp (Rio Claro, SP), doutor, nessa mesma área, pela Cornell University (Estados Unidos) e livre-docente pela Unesp. Atualmente, é professor do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Unesp (PPGEM), coordenador do Grupo de Pesquisa em Informática, Outras Mídias e Educação Matemática (GPIMEM) e desenvolve pesquisas em Educação Matemática, metodologia de pesquisa qualitativa e tecnologias de informação e comunicação. Já ministrou palestras em 15 países, tendo publicado diversos artigos e participado da comissão editorial de vários periódicos no Brasil e no exterior. É editor associado do ZDM (Berlim, Alemanha) e pesquisador 1A do CNPq, além de coordenador da Área de Ensino da CAPES (2018-2022).
Ricardo Scucuglia Rodrigues da Silva
É licenciado em Matemática pela Unesp (Rio Claro, SP), mestre em Educação Matemática pela mesma instituição e doutor em Education Studies pela Western University, Ontário, Canadá. Atual-
mente é professor do Departamento de Educação da Unesp (São José do Rio Preto, SP), docente do PPGEM e integrante do GPIMEM. Desenvolve pesquisa sobre performance matemática digital e uso de tecnologias no ensino e aprendizagem de matemática.
George Gadanidis é professor da Faculdade de Educação da Western University, Ontário, Canadá, e membro do Fields Institute for Research in Mathematical Sciences. Tem dedicado de 50 a 60 dias do ano em salas de aula para desenvolver pesquisa em colaboração com professores, buscando oferecer melhores experiências matemáticas para crianças. Suas pesquisas exploram interlocuções envolvendo educação matemática,
tecnologias e artes, visando promover, para estudantes e professores, experiências voltadas ao prazer relacionado à surpresa e ao insight matemático.