Nesta casa inventada
Você também pode entrar.
Vai descobrir maravilhas,
Coisas para observar,
E muito para pensar.
Um pouco de esquisitice,
Um tantão de maluquices,
Muita cor e muito brilho…
E a casa, braços abertos, chamando:
– Vem cá! Vem cá!
Você vem?
Ideias surpreendentes, às vezes amalucadas; um jeito especial de olhar para a casa e os objetos que moram nela e que, neste livro, ganham vida e voz. Parceria de dois dos nossos autores mais inventivos, ambos poetas, dando vida a uma casa muito especial – ampliada e ilustrada com muita cor, muito brilho e muitas formas originais e inesperadas –, este livro reúne Leo Cunha, Marta Lagarta e Weberson Santiago numa grande e séria brincadeira em versos que falam pelas linhas e pelas entrelinhas, humanizam espaços e objetos, sugerem, cutucam e convidam o leitor a uma viagem mágica e, provavelmente, inesquecível.
Pura alegria e festa e diversão, um livro que enriquece e ilumina qualquer cantinho da mente e também, e muito, o catálogo da Yellowfante.
A propos de l’auteur
Leo Cunha
Nesta casa inventada, se a parede falasse, seria testemunha de que o tal do Leo Cunha adora rimas e diversão. Por isso, já publicou, desde 1993, vários livros de poesia e de prosa, quase sempre com muito humor. Sua obra já recebeu prêmios importantes, como o Nestlé, o Jabuti, o Biblioteca Nacional, João-de-Barro e outros mais. O Leo também traduziu diversos livros infantis, do inglês e do espanhol. E atua como professor universitário, nas áreas do jornalismo e da literatura infantil.
Marta Lagarta
A gaveta dessa casa tão inventada nos conta que a Marta Lagarta (Marta Irene Lopes Vieira) escreve poemas desde pequena. Já o travesseiro disse que ela trabalhou em circo, rádio, teatro, revista, cinema. ‘Lagarta mais inquieta!’, falou a bicicleta. E o relógio badala: ‘Ela ministra oficinas de artes cênicas para crianças e de contação de histórias para professores. É contadora, visita escolas e feiras de livros, não para nunca… Já pensou se tivesse virado borboleta e ganhado asas?!’ Tudo o que nós, da Casa Inventada, sabemos é que ela escreveu muitos livros, ganhou muitos prêmios, adora estar onde há crianças e livros e curte morar no seu casulo do Rio de Janeiro, onde nasceu. E onde brincou à beça de casa de bonecas. De jogar futebol também.
Weberson Santiago
Os rabiscos nas paredes desta casa com certeza foram feitos pelo Weberson Santiago. Ele vive pelos cantos da casa com suas canetas e seu caderno de desenho. Já fez ilustrações para um montão de livros, revistas, jornais e jogos de tabuleiro.
Nos quadros e porta-retratos da casa estão lembranças de diversos países por onde andou participando de exposições, fazendo palestras ou dando aulas. Rabisca, rabisca, desenha, desenha, escreve livros infantis e também dá aulas em universidades, no Brasil e Portugal.