Depois de passear pelo Reino das Águas Claras, em ‘Narizinho arrebitado’, agora você verá Narizinho e Emília se esbaldando com jabuticabas, lidando com vespas, abelhas e formigas, comendo as delícias preparadas pela Tia Nastácia e recebendo Pedrinho, que enfim chega ao sítio, louco para saber das novidades. E não é só isso: a espevitada e falante boneca de pano vira Condessa, o porquinho Marquês de Rabicó se mete numa encrenca sem tamanho e até o caubói Tom Mix, grande herói do cinema, aparece no sítio. Aqui, aventuras e estripulias sem fim dominam todas as páginas do livro, com os queridos personagens de Monteiro Lobato sendo interpretados pelos personagens de Mauricio de Sousa. Imperdível e surpreendente, este é um convite à leitura para crianças, jovens e adultos de todas as idades. Prepare-se para embarcar nesta saborosa mistura de fantasia e realidade!
A propos de l’auteur
Monteiro Lobato
* 18/04/1882, Data de falecimento 04/07/1948, Profissão: escritor, jornalista e editor
José Bento Renato Monteiro Lobato nasceu em 18 de abril de 1882 em Taubaté, no interior de São Paulo. Cresceu na fazenda Buquira, onde havia uma imensa biblioteca que pertencia ao avô. Leu tudo que havia para crianças e logo passou a escrever pequenos contos para os jornaizinhos das escolas que frequentou. Tinha talento para o desenho, mas, por imposição do avô, acabou ingressando na faculdade de Direito. Atuou como advogado e promotor – e em paralelo escrevia artigos para jornais e traduzia obras infantis – até herdar as terras da família, quando passou a ser fazendeiro.
Com dificuldades financeiras, vendeu a propriedade e foi morar em São Paulo com a família em 1916, assumindo de vez sua carreira como escritor e jornalista. Mas a fazenda e a vida no interior foram a inspiração para os personagens e as paisagens de sua vasta obra literária. Com espírito inovador, em uma época em que os livros brasileiros eram editados na Europa, Monteiro Lobato tornou-se editor, passando a imprimir e publicar livros também no Brasil, revolucionando assim a indústria editorial nacional. Criou Narizinho Arrebitado em 1920, com muito sucesso. Em seguida, escreveu novas histórias, dando origem a todos os personagens do Sítio do Picapau Amarelo e muitas aventuras com personagens bem brasileiros, ligados à cultura nacional, costumes da roça e lendas do folclore. Faleceu em 1948. É hoje reconhecido como um dos mais importantes escritores da literatura infantojuvenil brasileira.