No volume anterior ensinamos como testar componentes passivos. No entanto, eles não são os únicos que os profissionais, estudantes e praticantes da eletrônica em geral vão encontrar na sua atividade. Além deles, existem muitos outros tipos de componentes dentre os quais destacamos a enorme família dos componentes semicondutores. Nela encontramos componentes como transistores, diodos, SCRs, foto-transistores, triacs e muitos outros.
Esses dispositivos semicondutores são os elementos básicos de todos os equipamentos eletrônicos modernos. Indo dos mais simples que são os diodos, chegamos aos circuitos integrados, alguns dos quais contando com milhões de componentes internos.
O teste de tais componentes ou mesmo circuitos oferece um enorme desafio ao profissional da eletrônica.
Em alguns casos procedimentos muitos simples podem revelar muito sobre o estado de tais componentes. No entanto, existem casos, em que os dispositivos testados são tão complexos que se torna impossível dizer alguma coisa sobre seu estado com um teste simples.
Para esses casos pode-se utilizar procedimentos que envolvam a montagem de circuitos de simulação ou ainda a realização de diversas medidas, que possam dar um quadro geral do que ocorre com o dispositivo. Indo além, podemos contar com a ajuda do osciloscópio para levantar as curvas características de tais componentes em que, muito além de um simples teste, teremos informações importantes sobre seu estado e o modo de usá-lo.
Neste volume focalizaremos os principais testes que podem ser realizados com esses componentes semicondutores usando desde simples provador de continuidade ou multímetro até recursos mais elaborados que envolvam o uso de instrumentos sofisticados como geradores de funções, osciloscópios e outros.
Table des matières
1 – Semicondutores
1.1 – Diodos Comuns (Retificadores e de Uso Geral)
1.2 – Prova de Pontes Retificadoras
1.3 – Diodos zener
1.4 – LEDs
1.5 – Fotodiodos
1.6 – Varicaps
1.7 – Retificadores de alta tensão
1.8 – Transistores comuns (bipolares)
1.9 – Transistores Darlington
1.10 – Transistores unijunção
1.11 – JFET
1.12 – MOS-FETs
1.13 – MOSFETs de Potência
1.14 – IGBTs
1.15 – Fototransistores
1.16 – Acopladores ópticos
1.17 – Foto-células
A propos de l’auteur
Newton C. Braga nasceu em 6 de novembro de 1946 em São Paulo – SP – Brasil. Desde cedo manifestou seu interesse pela eletrônica e já aos 13 anos de idade colaborava com algumas revistas técnicas onde chegou a manter uma seção denominada Eletrônica para Juventude na revista Eletrônica Popular (versão brasileira da Popular Electronics). Estudou na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo e no Instituto de Física da mesma universidade (USP). Lecionou eletrônica em diversas escolas importantes do Brasil como o Colégio Objetivo, Instituto Monitor, Instituto Nacional Ciência (CEPA na Argentina), realizando ao longo de sua carreira muitas palestras, diversas das quais documentadas no Fotolog e Videolog deste site. Suas palestras foram realizadas em instituições importantes do Brasil e do exterior como o SENAI, USP, UNIT, UNICAMP, Universidade Salesiana, Lions Club, Rotary, etc.
O Prof. Newton também publicou centenas de livros técnicos (veja em nossa seção Biblioteca e Nossa Livraria) os livros esgotados e ainda à venda de sua autoria. São mais de 150 livros, muitos dos quais atualizados e reeditados pela editora mantida pelo autor NCB ou Instituto Newton C. Braga, tanto em português como em inglês e agora em espanhol. Os livros do Prof. São adotados numa grande quantidade de escolas do mundo inteiro tendo sido traduzidos para o russo, chinês, turco e outros idiomas. Os livros em inglês de sua autoria foram escritos diretamente por ele que domina bem o idioma a pontos de ter sido considerado pelo Thompson Gale ‘Autor contemporâneo da língua inglesa’ pelos seus mais de 15 livros naquele idioma.