O professor Levenspiel tem lecionado termodinâmica no ciclo básico de engenharia nos últimos 40 anos. Por ocasião do ENBEQ-2001, Encontro Brasileiro de Ensino de Engenharia Química, foi professor convidado e, após sua palestra, declarou que uma dificuldade no aprendizado de termodinâmica se deve à pouca motivação que os alunos tem pela disciplina. Relatou também seu sucesso em apresentar uma termodinâmica mais descontraída em sala de aula, sucesso este que o motivou a escrever seu ‘Understanding Engineering Thermo’, em linguagem corrente e descontraída, cheio de ilustração bem humoradas, aplicando a termodinâmica à biologia, energia nuclear e á literatura.
Este livro foi adotado para o curso de engenharia química da Escola Politécnica desde 1999. O sucesso que o professor Levenspiel teve em apresentar uma termodinâmica amistosa para seus alunos o motivou a escrever o livro, nosso sucesso em adotá-lo nos motivou a traduzi-lo. Tentamos na tradução ser fiéis ao espírito descontraído e bem humorado da obra, espírito este que permite ao professor uma postura de engenheiro experiente treinando jovens engenheiros a exercer bem sua profissão, quase como um artesão ensinando a seus aprendizes as artes de seu ofício, da observação do mundo e sua interpretação até a resolução de problemas realmente aplicados. Desejamos aos estudantes de termodinâmica que tenham prazer em dominar este instrumento fundamental para o exercício da engenharia. Para seus professores, desejamos que tenham prazer igual ao nosso em bem prepara-los para a profissão.
A propos de l’auteur
Octave Levenspiel. O professor Levenspiel é mundialmente conhecido pela maior parte dos engenheiros químicos formados desde 1970.Seu livro sobre cálculo de reatores, ou engenharia das reações químicas, foi e é referência nos cursos de engenharia química, pois além de ser a primeira obra a sistematizar e agrupar os conceitos necessários de forma abrangente, conseguiu apresentá-los de forma didática. Este livro se encontra em sua trigésima oitava edição nos Estados Unidos e foi traduzido para inúmeros idiomas, inclusive o português.