A alma do homem sob o socialismo (The soul of man under socialism) é um ensaio escrito por Oscar Wilde e publicado originalmente na revista The Fortnightly Review, em 1891. Na obra, o autor se propõe a debater o capitalismo, criticando a filantropia e expondo uma visão libertária de mundo através do socialismo. O autor define o seu conceito de socialismo defendendo o fim da propriedade privada e do desenvolvimento do bem comum.
O ensaio se inicia com um espírito libertário, individualista e quase anárquico. Wilde define bem a sociedade em que estava inserido, relatando a necessidade de igualdade social na Londres de seu tempo. O autor define o homem que luta contra as injustiças sociais como um homem livre, ainda que viva no cárcere, enquanto o homem que desistiu de lutar, já está encarcerado, ainda que goze da mais plena liberdade.
A propos de l’auteur
Oscar Fingal O’Flahertie Wills Wilde nasceu em Dublin, na Irlanda, em 16 de outubro de 1854. Foi um influente escritor, dramaturgo e poeta de seu tempo. Escreveu novelas, ensaios, poemas, contos infantis e dramas. Foi mestre em criar frases irônicas e sarcásticas. Seu único romance, O retrato de Dorian Gray, é considerado uma das mais importantes obras da literatura inglesa.