Claudine Haroche: Socióloga e antropóloga. Diretora de investigação no Centre National de la Recherche Scientifique (cnrs) na École des Hautes Etudes en Sciences Sociales (ehess)/Institut Interdisciplinaire d »Anthropologie du Contemporain (iiac). Publicou numerosos artigos sobre os efeitos das tecnologias digitais contínuas e aceleradas nas formas de sentir (em particular o sentimento de humilhação) e o futuro da interioridade, particularmente em face da obrigação de visibilidade. Recentemente trabalhou o humor como uma capacidade de distanciamento e uma forma de resistência ao confinamento em dentidades fixas, o identitarismo. Entre as suas recentes publicações estão: Claudine Haroche e M. Bahia Lopes, O Humor contra a Violência (Belo Horizonte, nehcit/ea ufmg, 2018 – a ser publicado em francês pela Presses Universitaires de Nanterre em março de 2023); Nicole Aubert e Claudine Haroche (dirs.), Les Tyrannies de la visibilité. Être visible pour exister?, em colaboração com Nicole Aubert (Toulouse, Éditions Érès, 2011, nova ed. 2020); « Le Devenir de l »intériorité », em E. Fiat e J. C. Valmalette, Le Devenir de l »intériorité… à l »ère des nouvelles technologies (Le Bord de l »Eau, 2018); « L »Individu face à l »accélération et l »illimitation contemporaines », em N. Aubert, @larecherchedutemps (Erès, 2018).
Mauro Rovai: Mestre e doutor em sociologia pela Universidade de São Paulo (usp). Atualmente é professor associado iv do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Sua principal área de interesse é sociologia (sociologia do cinema e do audiovisual). É autor dos livros Imagem, Tempo e Movimento (Humanitas/Fapesp, 2005) e Os Saberes de Si (Annablume/Fapesp, 2001). Recentemente, publicou « Não Morte, Pensamento e Vida em « O Filho de Saul » », Novos Estudos Cebrap, vol. 40, 2021 (com Rita Paiva); « Manhã Cinzenta: Sociologia e Cinema », Revista Arte & Ensaio, vol. 26, 2020; e « Formas de Manifestação do Passado em Filmes de Alain Resnais: Aproximações Sociológicas », Revista Brasileira de Ciências Sociais, vol. 33, 2018
Rita Paiva: Dados pessoais: Doutora em filosofia pela Universidade de São Paulo (usp) e professora no Departamento de Filosofia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Seus interesses estão voltados sobretudo para autores pertinentes à filosofia francesa contemporânea. Tem como recortes privilegiados de seus estudos e escritos os temas: criação, imaginação e subjetividade; filosofia e existência; filosofia e psicanálise freudiana. Publicou os livros Subjetividade e Imagem: A Literatura como Horizonte da Filosofia de Henri Bergson (Humanitas, 2005); Gaston Bachelard: A Imaginação na Ciência, na Poética, na Sociologia (Annablume, 2005); como organizadora, Filosofemas: Ética, Arte, Existência (Editora Unifesp, 2010). Entre os artigos mais recentes: « Não Morte, Pensamento e Vida em « O filho de Saul » », Novos Estudos Cebrap, 2021 (com Mauro Rovai); « O Humano Integral: Do Soberano Excesso ao Jogo em Bataille », Revista Limiar, 2022; « Imagens de Exílio em Albert Camus », Revista Exílium, 2022.
2 Ebooks par RITA PAIVA
JAMIL IBRAHIM ISKANDAR & RITA PAIVA: Filosofemas II
A coletânea se organiza em cinco blocos temáticos distintos que possibilitam um percurso pela filosofia. As linhas de discussão que se apresentam estão em diálogo constante com questões que inquietam …
EPUB
Portugais
DRM
€11.99
Claudine Haroche & Mauro Rovai: A Condição vunerável
O livro A Condição Vulnerável: A Perda do Sentimento de Existir aborda a questão da vulnerabilidade em três ensaios que se articulam com profundidade, sem jamais ignorar suas singularidades. A anális …
EPUB
Portugais
DRM
€8.99