A Série Fé Reformada apresenta aos leitores as distinções da Teologia Reformada. Teologia Reformada para o gasto.
O quarto volume da série responde cinco questões: O que é evangelização? O que é discipulado? O que é justificação pela fé somente? O que é ministério de misericórdia? Por que Deus nos deu um livro?
O que é evangelização? Como um termo tão básico à fé cristã pode ser objeto de tantas opiniões divergentes? Existe uma maneira ‘correta’ de evangelizar? George Robertson mostra como Deus nos dá diferentes oportunidades e maneiras de divulgar as boas-novas de forma criativa e eficaz. Ele descreve cinco abordagens diferentes para a evangelização – devemos persuadir por meio do testemunho, do convite, da conversa intencional, da compaixão e das respostas intelectuais – explicando seus precedentes bíblicos e implicações práticas. Além disso, ele lembra que, com confiança na graça soberana de Deus, a testemunha deve orar para que o Espírito leve sua colheita de almas a louvar a graça gloriosa de Deus.
Depois, Stephen Smallman faz uma reflexão sobre a necessidade sermos intencionais na tarefa de fazer discípulos. Como, na prática, fazemos isso? Ele lista dez ‘tijolos’ fundamentais para edificar uma igreja que está seriamente comprometida em fazer discípulos. Seu objetivo não é fornecer uma lista completa, mas um estimular um movimento na direção da missão dada pelo nosso Senhor.
Em seguida, J. V. Fesko explica a doutrina justificação pela fé somente. Primeiro, ele apresenta o ensino bíblico. Depois, mostra como ela tem sido expressada historicamente nas igrejas reformadas. Por último, responde a algumas perguntas comuns e frequentes concernentes a esta doutrina.
Muitas pessoas ao nosso redor têm necessidades desesperadas, e o Espírito Santo não nos deixa ficar sem fazer nada. Philip G. Ryken e Noah J. Toly encoraja os crentes a agirem buscando um ministério de misericórdia para sua igreja. Um ministério de misericórdia sempre começa com o reconhecimento de uma profunda necessidade humana. Então, misericórdia é oferecida em gratidão a Deus pela graça que ele nos deu por meio de Jesus Cristo e a partir do desejo profundo de imitar seu amor. Um ministério de misericórdia geralmente começa com alguém como você: um pecador comum salvo pela graça que está disposto a ser útil ao reino de Deus cuidando dos necessitados.
No último capítulo, Gene Veith ressalta que, para muitos, o fato de Deus ter se revelado num livro pode parecer simples demais, pouco espiritual, insuficientemente místico. É compreensível que alguém ache que é bom demais para ser verdadeiro. Mas é verdadeiro. O Deus que se tornou homem revelou-se na linguagem humana. E sua Palavra, registrada num livro, é o poder para a salvação.
A propos de l’auteur
George W. Robertson é o pastor titular da Second Presbyterian Church de Memphis, Tennessee.
Stephen Smallman é pastor da New Life Northeast, na Filadélfia. Pastoreou por 30 anos a Mc Lean Presbyterian Church, na Virgínia. Foi diretor-executivo da missão World Harvest Mission de 1997-2001.
J. V. Fesko (Ph D, University of Aberdeen) é reitor acadêmico e professor de Teologia Sistemática e Histórica no Westminster Seminary California.
Philip G. Ryken foi pastor titular da Tenth Presbyterian Church na Filadélfia antes de assumir a presidência do Wheaton College. Graduou-se pelo Westminster Theological Seminary e obteve seu doutorado em Teologia Histórica pela University of Oxford (Reino Unido). Noah J. Toly é professor associado de Estudos Urbanos e Política e Relações Internacionais na Wheaton College e Diretor do Programa de Estudos Urbanos.
Gene Edward Veith, Jr. (Ph D, University of Kansas) reitor e professor emérito de literatura do Patrick Henry College. Trabalhou anteriormente como editor de cultura da revista World.