De Mariana a Brumadinho, os últimos anos foram marcados por ‘acidentes’ ambientais promovidos pela mineradora Vale S.A. O solo movediço da globalização, do sociólogo Thiago Aguiar, é resultado de uma ampla pesquisa sociológica, econômica e etnográfica, conduzida em dois países com forte presença da gigante mineradora, Brasil e Canadá. O autor foi a campo e conversou com trabalhadores, dirigentes sindicais, gestores e ex-gestores da empresa para mostrar as mudanças nas relações de trabalho ao longo dos anos, a reestruturação das operações da Vale no Canadá, após a compra da Inco em 2006, que levou à maior greve no setor privado daquele país em trinta anos, além das recentes transformações na estrutura de propriedade e na ‘governança corporativa’ da Vale.
Com consequências devastadoras para trabalhadores, comunidades e meio ambiente, o caso da Vale S.A. é um exemplo da desastrosa integração da economia brasileira ao capitalismo global nas primeiras décadas do século XXI. No livro, o autor narra em detalhes a complexa transformação da Vale, uma tradicional empresa estatal umbilicalmente associada ao ciclo industrializante do país, em uma grande corporação mundial na liderança da produção de minério de ferro e de níquel.
‘Neste livro, Thiago Aguiar nos oferece uma oportunidade ímpar para compreendermos catástrofes como as de Mariana e Brumadinho, e agirmos a fim de evitar que elas se repitam no futuro. De fato, o lado sombrio da globalização capitalista foi iluminado por esta obra politicamente radical e sociologicamente instigante. A urgente resposta da sociedade às ameaças trazidas para nossa existência pela financeirização capitalista se fortalece com livros como este. Lê-lo e debatê-lo são tarefas estratégicas para todos os que lutam por uma sociedade justa e ambientalmente sustentável’, escreve o professor Ruy Braga no prefácio da obra.
A propos de l’auteur
Thiago Aguiar é doutor em sociologia pela USP, onde também realizou pesquisa de pós-doutorado. Atualmente, é pesquisador no Departamento de Sociologia do IFCH-Unicamp e no Centro de Estudos dos Direitos da Cidadania (Cenedic-USP). Foi pesquisador visitante na University of California, Berkeley (2016-2017). Também é autor de Maquiando o trabalho: opacidade e transparência numa empresa de cosméticos global (Annablume, 2017). O solo movediço da globalização: trabalho e extração mineral na Vale S.A. é sua primeira obra publicada pela Boitempo.