Clássico da literatura norte-americana, adaptado para o cinema por Guillermo del Toro: um verdadeiro ensaio sobre a natureza do mal.
O jovem Stan Carlisle, carroceiro de um circo de variedades, assiste, em um misto de repulsa e curiosidade, a uma das principais atrações do lugar: um alcoólatra, decadente e entregue à própria imundice, é apresentado como um selvagem, sendo objeto de espanto, nojo e escárnio da multidão voyeurística. Stan se pergunta como um homem pode se humilhar e perder a dignidade daquela forma. Ele jura que nunca, de forma alguma, essa desgraça poderia acontecer com ele.
Stan é inteligente e ambicioso – e não sem um traço útil de crueldade –, e em breve sobe na hierarquia do circo. No palco, vira assistente no espetáculo de leitura de mentes e adivinhação, e em pouco tempo se ‘gradua’ como um espiritualista.
Aproveitando-se de suas novas habilidades, sai do circo e passa a atender ricos e crédulos em suas belas casas. O mundo parece estar à disposição de Stan. Mas seu caminho cruzará com o de uma perigosa psiquiatra, e nem tudo sairá como planejado: as ambições do jovem Stan cobrarão seu preço.
A propos de l’auteur
William Lindsay Gresham (1909-62) foi um escritor norte americano, muito conhecido por suas obras no gênero noir. Publicado em 1946, O beco das ilusões perdidasnasceu entre o fim de 1938 e o início de 1939, inverno no hemisfério norte, em um povoado próximo a Valencia, Espanha. Gresham foi um dos voluntários internacionais que haviam ido defender a república na causa perdida da Guerra Civil Espanhola. Enquanto aguardava a repatriação, um homem lhe contou algo que o surpreendeu e assustou. Era a história de uma atração de parque de diversões itinerante que chamavam de ‘selvagem’: um bêbado tão no fundo do poço que arrancava, a mordidas, cabeças de galinhas e cobras só para conseguir bebida para encher a cara. Gresham tinha apenas 29 anos na época. Depois, ele diria: ‘Aquela história me assombrou. Finalmente, para me livrar dela, fui obrigado a escrevê-la. O romance, baseado nela, pareceu horrorizar tanto os leitores quanto a história original havia me horrorizado’. O beco das ilusões perdidas é esse romance. Considerado um clássico da literatura norte-americana, virou filme em 1947 e agora está sendo readaptado ao cinema por Guillermo del Toro. No elenco estrelado, estão Cate Blanchett, Bradley Cooper, William Dafoe, Toni Collette, Rooney Mara e outros.