Um dos principais romances de Franz Kafka, O processo foi publicado pela primeira vez em 1925, ano seguinte à morte do autor.
A obra foi editada por Max Brod, que foi guardião dos manuscritos do escritor tcheco por intermédio de seu testamento.
Neste livro, Kafka lança o leitor mais uma vez em uma realidade absurda, na qual um bancário se vê envolvido em um processo judicial inexplicável.
Em seu aniversário de 30 anos, Josef K. é surpreendido por dois guardas logo que acorda.
Após os homens tomarem o café que deveria ser dele, comunicam-no que está preso, embora não lhe deem motivo algum para isso.
Sem saber quem o denunciou nem o motivo de sua prisão, ele luta contra autoridades que o ameaçam e o chantageiam, embora nunca apresentem o embasamento legal da investigação.
O processo, ao lado de A metamorfose, é uma demonstração inequívoca da potência literária de Franz Kafka.
Um romance que não soa datado mesmo um século depois de sua publicação original.
About the author
Franz Kafka (1883-1924) lamentou durante toda a vida não ter tido mais tempo para escrever — formado em Direito, trabalhava para uma companhia de seguros. Ainda assim, engloba uma das produções mais influentes da literatura do século XX. Nascido em Praga, parte do Império Austro-Húngaro na época, falava tcheco, mas todos os seus romances e contos foram escritos em alemão, língua materna de sua família. Muitas de suas obras foram publicadas postumamente graças a seu amigo Max Brod, que ignorou o último desejo de Kafka, a destruição de todos os seus manuscritos.