O ano é 322 de nossa era. Numa modesta propriedade rural, em plena Capadócia, uma jovem pastora de dezesseis anos escolhe fugir das convenções sociais e da perspectiva de um casamento infeliz, para se aventurar pelo mundo. Porém esse mundo, o do Império Romano, está em plena efervescência e nada mais será como antes. Mas Berenice poderá contar com os sábios ensinamentos do velho Matathias, seu novo amigo e com muitos outros que encontrará em seu caminho.
Partir em busca de aventuras é uma escolha que traz muitas alegrias, mas também impõe muitos dissabores. Especialmente quando em seu caminho Berenice encontra Lewellyn, uma cafetina sem escrúpulos, que não pensará duas vezes antes de se aproveitar da ingenuidade da jovem pastora.
Berenice da Capadócia é o primeiro volume do romance histórico de estreia da curitibana Adriana Martins. Para aqueles que algum dia se perguntaram como era a vida durante o período do Império Romano, o livro apresenta uma riqueza de detalhes, que envolve o leitor numa viagem do tempo, através dos olhos de uma jovem que mantém a esperança e a coragem, mesmo diante dos obstáculos mais difíceis.
विषयसूची
SUMÁRIO
PRÓLOGO 11
BERENICE 21
UM ENCONTRO INESPERADO 29
A SENHORITA KEBECHET 35
APRESENTAÇÕES 47
A FILHA PREFERIDA 55
E POR FIM, AMIGOS 65
KAYRIS 75
O EXERCÍCIO DA PACIÊNCIA 89
SOLTANDO AS AMARRAS 93
PASTOREIO 103
UM TEMPO PARA RECORDAR 109
DESPEDIDAS 121
A DECISÃO TOMADA 125
FUGA 133
CAMINHOS DESCONHECIDOS 137
A PERFUMISTA 143
LICÍNIA 153
APRENDENDO UMA NOVA PROFISSÃO 159
MARCA INDELÉVEL 169
DESPERTAR AMARGO 175
UMA MÁ SURPRESA 185
FÚRIA INDÔMITA 189
TEMPUS FUGIT 199
O BEM COM O BEM SE PAGA 215
NIKEFOROS (OU APENAS NIKO) 225
UM GRUPO INCOMUM 235
BERENICE E EZANA 241
QUANDO TUDO IA BEM 251
CUPIDEZ OU OS JOGOS DE AFRODITE 255
MEDO E ESPERANÇA 257
UMA PAUSA PARA VER AS ESTRELAS 261
LEX ROMANA 267
लेखक के बारे में
Adriana Martins, nascida em Mamborê, no Paraná, durante toda a sua infância as mudanças de cidade e de escola foram constantes. O que contribuiu para cultivar o que a própria escritora chama de ‘um espírito cigano’. O prazer pelas viagens, por conhecer novas pessoas e culturas a levaram a conhecer países e culturas distintas, desde o Japão até a República Tcheca. O prazer pela história da jornada humana a levou ao Curso de História da UFPR. As duas coisas aliadas, as viagens e o curso, além dos inúmeros livros devorados ao longo de sua vida a conduziram, talvez naturalmente, a escrever BERENICE DA CAPADÓCIA: A JORNADA DO NÃO-HERÓI, um romance histórico amadurecido durante muito tempo. Sempre em busca dos traços da História, hoje Adriana mora na França, país do qual possui cidadania, numa cidade também histórica, Rambouillet.