AUTOR VENCEDOR DO PRÊMIO CAMÕES 2014! A enxada e a lança é ‘um daqueles livros que já nascem clássicos, no sentido de que, situando-se no plano das grandes obras universais, conquistam desde logo um lugar permanente e definitivo em qualquer biblioteca de cultura’. WILSON MARTINS
Este box África apresenta, em dois volumes, o livro ‘A enxada e a lança’, de Alberto da Costa e Silva, um estudo minucioso sobre o continente africano antes da chegada dos portugueses. O ensaio começa na pré-história do continente africano, que se confunde com a própria pré-história do homem, e termina em 1500, época em que muitos outros livros de história começam. Somente uma frase, a última, depois de mais de novecentas páginas, permite antever o início da era moderna, mais próxima e mais conhecida: ‘Não se estranhará, por isso, que os congos, e talvez outros povos antes deles, confundissem com baleias as formas bojudas que se aproximavam de suas costas e traziam os portugueses’. Apoiado em vastíssimo material arqueológico, antropológico e histórico pouco conhecido no Brasil, ‘A Enxada e a Lança’ descreve povos e etnias, técnicas agrícolas e de navegação, expressões religiosas e artísticas, reinos extintos, cidades desaparecidas, costumes e crenças, línguas e dialetos, tratando sempre da África negra.
लेखक के बारे में
Em homenagem aos 90 anos de Alberto da Costa e Silva, a Nova Fronteira publica, em edição especial, este que é um de seus títulos mais importantes e que forma, junto com A manilha e o libambo, um acervo essencial para todos que queiram conhecer a história do continente africano em suas múltiplas facetas. Além do texto já clássico de A enxada e a lança: a África antes dos portugueses, acompanhado de inúmeras ilustrações criadas pelo próprio autor, o leitor encontrará, em cada um dos volumes deste box, uma bibliografia extensa para aprofundar suas pesquisas, um índice remissivo detalhado que facilitará a busca por determinado nome, assunto ou tema, e ainda uma lista com a localização de todos os mapas e ilustrações.
No livreto produzido para acompanhar a nova edição, Alberto da Costa e Silva conta os bastidores da concepção do livro, que foi muito bem recebido, como atestam as resenhas, os excertos e até um poema escritos por renomados críticos, escritores e intelectuais de diversas áreas.