O livro coloca-se, portanto, como leitura obrigatória, apresentando artigos que destacam as diferentes fragilidades que acometem a educação infantil e/ou as concepções de infância e de educação presentes no ideário político-pedagógico mais amplo […]
Pelos aspectos tratados, o livro Educação infantil e PNE: questões e tensões para o século XXI inscreve-se no rol das leituras de referência, no sentido de ser publicado num momento crucial e de ser particular no tratamento do tema, como foi seu legítimo antecessor, Educação infantil pós-LDB: rumos e desafios, organizado por Faria e Palhares, em 1999. Trata-se de uma publicação que assume o compromisso com a pequena infância e seu direito à educação pública e coletiva’.
(trecho do prefácio de Maria Letícia Barros Pedroso Nascimento)
लेखक के बारे में
ORG:
Ana Lúcia Goulart de Faria, professora da FE-unicamp. Ex-membro do conselho municipal de educação de Campinas. Membro do colégio docente de doutorado da Universidade de Milão Bicocca, coordenadora do gepedisc – culturas infantis.
e
Ligia Maria Leão de Aquino, doutora em educação. Docente da Uerj. Pesquisadora da Faperj no programa Jovem Cientista do Nosso Estado e do Prociência Uerj/Faperj. Trabalha nas temáticas: infância, políticas públicas e formação de professores.