Como combater a violência no país? O debate brasileiro, ao longo das últimas décadas, tem se concentrado em dois horizontes. O primeiro é o punitivismo: ‘bandido bom é bandido morto’. A solução para a violência é mais prisão, mais pena, menos direitos. O segundo é o vitimismo: ‘todo bandido é vítima da sociedade’. Trata-se de uma distorção da valiosa tradição dos direitos humanos, para negar qualquer forma de coerção estatal, mesmo aos criminosos mais violentos. Enquanto os dois extremos se digladiam em simplismos, a democracia brasileira afunda no caos da violência.
Nesse desafiador contexto, o livro do Prof. Daniel Vargas se apresenta como uma extraordinária proposta para a segurança pública brasileira.
लेखक के बारे में
Daniel B. Vargas é professor da Escola de Economia de São Paulo da FGV e da FGV Direito Rio. É doutor e mestre em direito pela Universidade de Harvard. Exerceu distintas posições no Governo Federal, incluindo Secretário de Ações Estratégicas, Secretário de Desenvolvimento Sustentável, Secretário Executivo e Ministro-Chefe (interino) da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República. Suas pesquisas abordam desafios institucionais da reorganização do Estado, do mercado e da sociedade civil.