A Operação Lava Jato constituiu o fenômeno político mais importante da última década no Brasil, tendo alcançado mais de 90% de apoio da opinião pública e gerado heróis e inimigos nacionais. Hoje sabemos das fortes tonalidades políticas da operação e das profundas violações de direitos por ela geradas. No entanto, faltava na academia uma análise sobre por que a Lava Jato foi possível e sobre suas consequências. Este livro oferece ao leitor um panorama cuidadosamente construído com o instrumental da Ciência Política sobre a operação. O resultado é uma análise institucional, política e midiática da operação desde o seu auge até seu momento de derrota política. Uma análise crítica baseada nos fatos e no estado da arte da teoria, que permitirá ao leitor fazer o próprio balanço da Lava Jato, dos seus exageros e dos problemas envolvidos na politização da luta anticorrupção.
लेखक के बारे में
Fábio Kerche – Doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (USP). Professor da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e colaborador do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política do Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (IESP/UERJ). Autor de Virtude e limites: autonomia e atribuições do Ministério Público no Brasil (EDUSP, 2009) e coorganizador de Operação Lava-Jato e a democracia brasileira (Contracorrente, 2018).
Marjorie Marona – Doutora em Ciência Política e professora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Coordenadora do Observatório da Justiça no Brasil e na América Latina (OJb-AL) e pesquisadora do Instituto da Democracia e Democratização da Comunicação (INCT/IDDC). Secretária Executiva da Associação Brasileira de Ciência Política (ABCP), entre 2020 e 2022. Coorganizadora de Justiça e democracia na América Latina (Eduerj, 2021), Justiça no Brasil: às margens da democracia (Arraes, 2018) e O constitucionalismo democrático latino-americano em debate: soberania, separação de poderes e sistema de direitos (Autêntica, 2017).