O professor Hoppe apresenta a tese de que só é possível existir dois arquétipos econômicos: socialismo e capitalismo. Todos os outros sistemas são combinações destes dois tipos. Ele define o modelo capitalista como a absoluta proteção da propriedade privada, da livre associação e da troca – sem exceções. Quaisquer desvios deste ideal são espécies de socialismo, onde ocorrem propriedade pública e interferências no comércio.
Como parte da estrutura do socialismo, ele distingue as versões de esquerda e de direita. O socialismo ‘conservador’ apoia intensas regulamentações, controles comportamentais, protecionismo e nacionalismo. A versão ‘esquerdista’ tende mais ao apoio da estatização e da redistribuição. As consequências do socialismo variam de acordo com seu grau e tipo, mas possuem similaridades: alto custo, desperdício de recursos e baixo crescimento.
लेखक के बारे में
Hans-Hermann Hoppe é Professor Emérito de Economia da Universityof Nevada, em Las Vegas, nos EUA, e Distinguished Fellowofthe Ludwig von Mises Institute. Foi aluno de Filosofia, Sociologia, Economia e Estatística na Universitaetdes Saarlandes, Saarbruecken, na Alemanha, e cursou o mestrado em Sociologia, o doutorado em Filosofia e o pós-doutorado em Sociologia e Economia pela Goethe University, em Frankfurt, na Alemanha. Foi professor e/ou pesquisador da Universityof Michigan, da Universitaet Wuppertal, da Technische Universitaet Braunschweig e da Johns Hopkins University. É membro fundador da The Property & Freedom Society, editor do The Journal of Libertarian Studies e co-editor do The Quarterly Journal of Austrian Economics. É autor de inúmeros artigos e diversos livros, dentre eles A Ciência Econômica e o Método Austríaco (Instituto Ludwig von Mises Brasil, 2010) e Uma Teoria do Socialismo e do Capitalismo (Idem, 2013).