Nos quinhentos anos da Reforma protestante, Vida Nova tem a satisfação de presentear seu público com a série Clássicos da Reforma, que reúne em cada volume escritos significativos de cada um dos principais reformadores. Cada volume traz uma introdução escrita por um professor brasileiro. A série vem disponibilizar aos interessados na teologia protestante uma seleção representativa de textos dos principais expoentes da Reforma do século 16. Lutero, Melâncton, Calvino e Zuínglio são apenas alguns dos pensadores cujos escritos, na maioria inéditos em português, serão contemplados. Neste volume, traduzimos diretamente dos originais franceses, seis obras importantíssimas não apenas na Reforma protestante do século 16, mas na história do pensamento cristão. São elas:
• Epístola ao cristianíssimo Francisco, primeiro desse nome, rei de França: na qual se demonstram as causas dos problemas que ocorrem hoje na igreja (1535)
• João Calvino ao Cardeal Jacó Sadoleto: resposta à Epístola do cardeal Jacó Sadoleto enviada ao Senado e ao povo de Genebra: pela qual ele trata de sujeitá-los ao poder do bispo de Roma (1539)
• Pequeno tratado da santa ceia de nosso Senhor Jesus Cristo: no qual se demonstram sua verdadeira instituição, seu proveito e sua utilidade, com a razão por que vários autores modernos parecem ter escrito diferentemente (1540)
• Tratado das relíquias (1543)
• Desculpas de João Calvino aos senhores nicodemitas, que se queixam de seu excessivo rigor (1544)
• Sobre os escândalos que hoje impedem muitos de alcançar a pura doutrina do evangelho e desviam outros (1550)
Compre junto
लेखक के बारे में
(1509-1564) é um dos mais destacados pensadores da cristandade. Nascido na França, desenvolveu seu ministério na cidade de Genebra, na Suíça, onde exerceu influência sobre grande parte da Europa em sua época e para além dela após sua morte. Depois de grandes lutas, conseguiu implementar seu programa de reformas, mudando completamente a cidade e tornando-a um exemplo para toda a cristandade. Pregador, exegeta e polemista, é mais conhecido pelas Institutas da religião cristã, uma teologia bíblica escrita em estilo refinado e claro que serve de introdução aos principais temas doutrinais das Escrituras. Um emblema que aparece nas obras do reformador mostra uma mão segurando um coração, com as seguintes palavras gravadas: ‘O meu coração te ofereço, ó Senhor, de modo pronto e sincero’. Esse foi o lema pelo qual viveu e morreu.