Um caminho transdisciplinar. Experiências e compreensõesreúne seis artigos de pesquisadores dedicados aos estudos e à pesquisa transdisciplinar, todos eles palestrantes no III Congresso Mundial de Transdisciplinaridade, realizado na Cidade do México de outubro de 2020 a outubro de 2021. As temáticas abordadas se referem a alguns dos eixos desenvolvidos no Congresso e aportam novos conhecimentos e experiências relativas à Transdisciplinaridade que constituem uma contribuição robusta face aos extraordinários desafios do século XXI: educação planetária, o transhumanismo, a inteligência artificial, as tecnologias destrutivas, a saúde, a pobreza, a destruição da diversidade biológica, a mudança climática, as guerras, a violência e uma infinidade de outros problemas que afligem a todos os seres humanos e a todos os seres vivos do nosso planeta.
A organização deste livro esteve sob a responsabilidade Maria F. de Mello e de Vitoria M. de Barros do Centro de Educação Transdisciplinar – CETRANS (Brasil), que participaram do Comitê Internacional do III Congresso Mundial juntamente com Julieta Haidar de Transdisciplinaridade Complexa, A.C. – TRANSCOMPLEXA (México), Paolo Orefice da Cátedra Transdisciplinar UNESCO – CTU (Itália) e Florent Pasquier do Centro Internacional de investigações e Estudos Transdisciplinares, CIRET (França). Os artigos aqui apresentados abordam princípios, fundamentos e questões referentes à saúde, psicanálise e filosofia no âmbito do ser, fazer transdisciplinar. Se a Transdisciplinaridade for considerada e praticada a partir de sua etimologia, o que está entre – através – além das disciplinas, ela poderá estimular a emergência de maneiras mais próprias, inovadoras e autênticas de ser no mundo, com o mundo e com si mesmo que tanto almejamos para um viver mais pleno no presente e para o devir.
विषयसूची
Introdução
III Congresso Mundial Transdisciplinaridade
Julieta Haidar
Prólogo
O CETRANS no III Congresso
I. Transdisciplinarité, phenomenologie et
ontologie-l’exemple de la santé
Patrick Paul
II. Encontro transdisciplinar – trilha da transformação
Roberto Crema
III. The intra-transdisciplinary rejunction
Joseph Brenner
IV. O inconsciente transdisciplinar
Ignacio Gerber
V. A Des-afirmação de si (do humano)
Sergio Bolliger
VI. O ser no mundo e o desvelamento do ser
Vitoria Mendonça de Barros
Epílogo
O que se movimenta no cerne da palavra transdisciplinaridade?
Maria F. de Mello e Vitoria M. de Barros
Apêndice
Biodatas
लेखक के बारे में
Vitoria Mendonça de Barros formada em Ciências Sociais pela Pontificia Universidade Católica de São Paulo – PUC São Paulo. Pesquisadora de linguagens simbólicas e estudiosa de mitologia grega. Dedica-se ao estudo da Filosofia, com ênfase em Martin Heidegger e nas Lógicas não clássicas que envolvem contradição e paradoxo. Coautora do livro As Faces Eternas do Feminino no Cinema e na Propaganda. Cofundadora do Centro de Educação Transdisciplinar – CETRANS em 1998. Membro do Centre International de Recherches et Études Transdisciplinaires – CIRET em Paris. Foi: coorganizadora do II Congresso Mundial de Transdisciplinaridade, Brasil em 2005 e dos livros Educação e Transdisciplinaridade I, II e III publicados pela UNESCO e Editora TRIOM em 2000, 2002 e 2005, respectivamente. Traduziu, editou e publicou pela editora TRIOM mais de 18 títulos de assuntos relacionados à epistemologia, metodologia e ontologia transdisciplinares. Co-organizou em 2018 o Encontro Catalisador Transdisciplinar e o e-book Ações Compositivas – Encontro Catalisador Transdisciplinar (2019) que resultou desse encontro. Foi: coorganizadora do III Congresso Mundial de Transdisciplinaridade, México, em formato virtual, 2021-2022. Atualmente é coordenadora da Unidade de Ação Gestão do CETRANS. www.cetrans.com.br