Rasselas: Príncipe da Abissínia é uma obra clássica publicada em 1759 pelo autor inglês Samuel Johnson. O Príncipe Rasselas vive no vale tranquilo onde ele e outros filhos e filhas reais são protegidos das incertezas da vida humana, com todos os seus desejos satisfeitos, até sucederem no trono. Mas, aos 26 anos, Rasselas se sente infeliz e impaciente com sua vida perfeita. Guiado pelo sábio, Imlac, foge do vale em companhia da irmã, Nakayah, e resolve explorar o mundo e descobrir a fonte da verdadeira felicidade. Rasselas continua a ser muito interessante até os dias de hoje. É um testemunho das preocupações predominantes no iluminismo e encanta pelo humor e pela universalidade das reflexões de Johnson sobre esses temas. A obra Rasselas Príncipe da Abissínia faz parte da famosa coletânea: 1001 livros para ler antes de morrer.
लेखक के बारे में
Samuel Johnson (Lichfield, 18 de setembro de 1709 – Londres, 13 de Dezembro de 1784), também conhecido em língua inglesa como Dr Johnson, foi um escritor e pensador inglês que conhecido por suas notáveis contribuições à língua inglesa como poeta, ensaísta, moralista, biógrafo, crítico literário e lexicógrafo. Possivelmente o ‘mais distinto homem de letras da história da Inglaterra’, Johnson é personagem de uma das mais reconhecidas biografias do mundo da literatura’: Life of Samuel Johnson de James Boswell.
Em 1765 apresentou uma edição comentada das obras de Shakespeare e sua perspicácia crítica afirmou-se ainda mais quando demonstrou que as obras atribuídas ao poeta Ossian na verdade não eram de sua autoria. Esta revelação está em seu livro de viagens Jornada às ilhas da Escócia, de 1775.
Johnson publicou também um romance de muito sucesso – A história de Rasselas, príncipe da Abissínia, de 1759 -, que foi escrito em poucos dias. No campo da crítica literária, sua obra-prima foi Vidas dos mais eminentes poetas ingleses (1779/83), em quatro volumes, e que continua a ser um dos textos fundamentais da estética do