Esta obra aborda as relações que há entre fé e razão, entre a teologia, a filosofia e as ciências. Parte da antiga Grécia, quando a filosofia começa a se destacar do pensamento mítico; trata das características das ciências particulares e das condições de seu surgimento; reflete sobre a crítica moderna da religião e as consequências para o cristianismo; enfim, o livro mostra como a fé não só pode, mas deve encontrar meios para sua existência em nosso mundo marcado pela tecnociência.
Tentang Penulis
ANSELM GRÜN (1945), monge beneditino alemão, é considerado um dos autores cristãos mais lidos e traduzidos da atualidade, reconhecido pela profundidade de seus textos, escritos com beleza e simplicidade. Nos últimos anos, tem se dedicado à realização de cursos de meditação e exercícios espirituais. Nascido em Junkershausen, foi criado em Munique, onde seus pais possuíam uma loja de materiais elétricos. Ingressou na abadia de Münsterschwarzach em 1964. Cursou Filosofia e Teologia no Pontifício Ateneu Santo Anselmo, em Roma, residindo na abadia de Santa Otília. Em sua tese de doutorado em Teologia, concentrou-se no pensamento de Karl Rahner. Em 1976, publicou seu primeiro livro (Pureza de coração), depois do qual escreveria mais de 300.
BERND DEININGER é especialista em medicina psicossomática e psicoterapia (psicanálise), além de especialista em psiquiatria e neurologia. Médico-chefe da Clínica de Medicina Psicossomática do Hospital Martha-Maria de Nuremberg, tem licenciatura em Teologia Protestante pela Universidade Ludwig Maximilians de Munique. Estudou filosofia na Universidade Jesuíta de Filosofia de Munique. Além disso, trabalhou como analista e supervisor de treinamento, bem como examinador especialista na Associação Médica do Estado da Baviera. Últimas publicações: Como a Igreja abusa do seu poder, Frankfurt, 2014; Sobre o poder transformador dos sentimentos negativos, Münsterschwarzach, 2018; Por que Abel teve que morrer, Münsterschwarzach, 2020; Compreender em vez de condenar, Münsterschwarzach, 2021.