Filmes há que provocam um distanciamento do usual a fim de despertar um pensar sobre o que se viu, filmes há que são um verdadeiro processo catártico e que, por meio de questionamentos das imagens em movimento, provocam uma estética de ruptura. Esse qualificado panorama de películas que povoaram os cinemas nas décadas de 1960 e 1970 e dos que até hoje abordam as consequências de uma reforma agrária inacabada e imperfeita anima os leitores deste livro a uma (re)visão desses filmes. Revisar tais filmes, com o apoio de capítulos tão instigantes e provocativos, mais do que viver os filmes, nos traz uma pedagogia para o ver com olhos mais aguçados a realidade circundante.
Carlos Roberto Jamil Cury
A coletânea tem o mérito de inverter a visão do campo e dos povos do campo. De inexistentes, inferiorizados, sub-humanos, atolados na tradição, no misticismo e no atraso, vistos como primitivos e incultos, mostra-os ativos, resistentes, incômodos, presentes e desafiantes. Trazendo-os às telas desde outras miradas, esse cinema nega-se a pensá-los como foram vistos e os vê com outras vistas. Outros olhares para uma nova pedagogia à vista.
Miguel Arroyo
Tentang Penulis
Aracy Alves Martins
Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais, mestrado em Educação e doutorado em Educação pela mesma instituição, com Doutorado-Sanduíche no INRP – Paris, França. Estágio Pós-Doutoral realizado na Universidade do Minho, Braga, Portugal. Professora adjunta da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação e Linguagem, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de leitores, leitura literária, formação de professores, escolarização e livro didático.
Inês Assunção de Castro Teixeira
É doutora em Educação pela UFMG, pós-doutora em Educação pela Universidade de Barcelona e professora da Faculdade de Educação da UFMG (graduação e pós-graduação). É pesquisadora do Grupo de Pesquisa Sobre Condição e Formação Docente (PRODOC/Fa E/UFMG) e coorganizadora da coleção Cinema, Cultura e Educação (Autêntica) e da seção Educar o Olhar (revista Presença Pedagógica). É pesquisadora do CNPq. Pesquisa e publica no campo da Sociologia da Educação, dos Estudos sobre Professores e de Educação e Cinema.