Arthur Conan Doyle foi um escritor e médico britânico, mundialmente famoso por suas histórias sobre o detetive Sherlock Holmes. Mas Conan Doyle não se limitou a essas histórias, Seus trabalhos incluem também, novelas históricas, poesias, peças, romances, contos e obras de não ficção. A presente obra contempla uma seleção primorosa de 13 de seus contos de suspense. O conto que dá título a obra O Médico Negro foi publicado pela primeira vez na ‘The Strand Magazine’ e posteriormente fez parte de várias antologias e foi adaptados para a TV. O título Médico Negro não se refere à raça, mas a uma tez morena ou escura, como em Irlandês Negro. O personagem médico da história se revela argentino. O Médico Negro foi traduzido para o português por ninguém menos que o nosso grande escritor e tradutor Monteiro Lobato. É uma excelente oportunidade para o leitor conhecer o enorme talento de Arthur Conan Doyle e de Monteiro Lobato em outro gênero e atividade literária.
Tentang Penulis
Arthur Ignatius Conan Doyle, nascido em Edimburgo, Escócia em 22 de maio de 1859 e falecido em Crowborough, Inglaterra em 7 de julho de 1930, foi um escritor e médico britânico, mundialmente famoso por suas histórias sobre o detetive Sherlock Holmes e seu assistente Dr. Watson.
Com eles, Conan Doyle imortalizou o método de dedução utilizado nas investigações o que, no ambiente da Inglaterra vitoriana, foi considerado uma inovação no campo da literatura criminal.Há diversas adaptações de seus livros para o cinema, teatro e séries de TV. Isso sem contar as referências e versões, além de paródias literárias do personagem. Sua obra é um marco na literatura mundial pois além de extensa, trouxe características inovadoras para os escritos de sua época e que se refletem até então. O gótico, a ficção científica, o romance policial, a mitologia e o regionalismo, as histórias de mistério, o realismo, tudo isso pode ser encontrado nos livros escritos por esse autor.
Conan Doyle de fato dominou o segredo de uma boa história bem contada. E o método dedutivo utilizado por Sherlock pode ser considerado o elemento diferencial de toda a sua obra. Fugindo dos lugares-comuns das investigações cotidianas feitas pela polícia, o detetive chega a soluções a partir da análise dos detalhes e minúcias que passam despercebidos aos olhos desavisados. Arthur Conan Doyle mostrou seu lado patriota durante um conflito entre a Inglaterra e a África do Sul, em 1899, quando participou como assistente e cirurgião, auxiliando os possíveis feridos. Também escreveu vários textos defendendo os interesses de seu país. Em 1902, Doyle ganhou um título de nobreza do Império, passando a ser chamado Sir Arthur Conan Doyle. Em 7 de julho de 1930, faleceu de problemas cardíacos, que o incomodaram durante um longo período.
Seus trabalhos incluem histórias de ficção científica, novelas históricas, peças e romances, poesias e obras de não ficção.