Quarto lançamento da coleção Pandemia Capital, A arte da quarentena para principiantes, do psicanalista Christian Dunker tematiza diferentes aspectos da vida dos brasileiros sob a pandemia de covid-19. Da política bolsonarista aos transtornos psicológicos deflagrados pela ‘peste’, da cobertura de saúde pública à defesa da psicanálise como abordagem clínica, o autor destrincha, com olhar arguto, as angústias e os conflitos que afloram no confinamento. Mas é a vida cotidiana o fio comum dos artigos reunidos. Trata-se de um manual de sobrevivência que, ao nomear o sentido antropológico das modificações trazidas pelo vírus, nos incentiva a dar sentido ao novo tempo, distante da ideologia vulgar dos livros de autoajuda que seu título parodia.
Dunker nos explica que o medo pode ser uma reação natural a uma nova situação, seja qual for. E que é preciso acalmar-se, dispondo da ajuda com que pudermos contar. Que só assim será possível propor questões como a de que história desejaremos contar sobre toda essa situação e o modo como a enfrentamos. Medo, angústia, ansiedade, conflitos em família e a relação com a educação dos filhos são temas abordados pelo autor de forma clara e provocativa.
Pandemia Capital é uma série especial de obras curtas, objetivas e com preços acessíveis que aborda a crise atual do novo coronavírus e suas implicações na sociedade, na psicologia e na economia.
Tentang Penulis
Psicanalista brasileiro, ligado à tradição lacaniana. Pela Universidade de São Paulo (USP), Dunker obteve seus títulos de graduação, mestrado e doutorado. Possui também pós-doutorado pela Manchester Metropolitan University. Atualmente é professor livre docente do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Contribui regularmente para o Blog da Boitempo e pela mesma editora publicou Mal-estar, sofrimento e sintoma (2015) e A arte da quarentena para principiantes (2020).