O livro Pesquisa orienta o leitor a avaliar o meio ambiente e as condições climáticas, econômicas e ambientais de seu entorno, para ser capaz de detectar as situações de risco que levaria cada comunidade a determinados tipos de doença. Essa pesquisa e reflexão são necessárias para que o cidadão possa associar seus hábitos e condições de vida a doenças, como, por exemplo, o descarte do lixo, as poças de água, o saneamento básico…
A metodologia dos livros foi decidida tendo como objetivo levar o conhecimento e as informações de forma acessível a qualquer pessoa, do índio, do semi-alfabetizado, passando pelos estudantes e chegando a empresários e líderes comunitários, procurando atrair e cativar todos os públicos. As ilustrações, em quatro cores, facilitam e complementam o texto.
A LDB prevê Programas de SAÚDE para os estudantes, o que indica a transmissão de informações importantes sobre doenças de veiculação hídrica, como o primeiro e mais importante passo para se preservar a saúde.
A ONU divulga que a cada oito segundos uma criança morre em decorrência de doenças relacionadas com a água.
Para contribuir com o tema, foi efetivada a série DOENÇAS DE VEICULAÇÃO HÍDRICA com mais de 20 títulos, separados por sub-séries.
Apresentamos a primeira sub-série, com o livro inicial PESQUISA, a fim de que cada estudante possa conhecer de perto a realidade de seu entorno e, com as informações objetivas, conscientizar-se da importância de ser um agente em prol da sua saúde e da comunidade em que vive.
O objetivo final dessa série é fazer de cada cidadão um agente multiplicador de conhecimentos sobre as doenças, de forma a agir com seriedade para evitá-las.
Além da função didática da série para os estudantes, ela poderá compor Projeto de Controle Médico, Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho, com o objetivo principal de atendimento à saúde dos trabalhadores, diante dos riscos ambientais associados à região e a obras, adotando as medidas de prevenção.
Buscamos reforçar informações sobre doenças corriqueiras no Brasil, muitas vezes negligenciadas, de forma mais agradável e convidativa para crianças, jovens, estudantes e trabalhadores de todas as idades, regiões e etnias.
Guardiões da Saúde
Tentang Penulis
Dorinha Aguiar é jornalista profissional. Trabalhou no jornal Estado de Minas e no Diário da Tarde, nas editorias de Polícia, Geral e Cultura. Escreveu sobre temas científicos, de energia nuclear a doenças profissionais; culturais, do Ouro sem brilho de Raposos à literatura.
Foi editora de revistas e jornais em Minas. Desde 1998, escreve biografias, registrando histórias orais e contextualizando-as na História da Humanidade. É o caso do Duas Vidas – um grito silencioso pela paz, a história de uma brasileira que se casa com um muçulmano no Brasil e vai para o Líbano, onde enfrenta 16 anos de guerra. Veja mais em https://www.linkedin.com/pulse/duas-vidas-um-grito-silencioso-pela-paz-uma-nas-guerras-aguiar/
São histórias altruístas, sempre se dedicando ao crescimento pessoal, uma contribuição do jornalista. Com mais de 40 mil livros distribuídos gratuitamente, acredita que cada um tem muito para acrescentar em experiência de vida para o mundo, bastando a decisão de compartilhar.
Agora a jornalista lança um novo formato de livro – o videolivro, para ler, assistir e ouvir pela TV, computador, tablet e celular, a fim de motivar os adultos a lerem com as crianças, com a emoção de uma história escrita, falada e vista, ao mesmo tempo em que utiliza de ferramentas da neurociência para habilitar o cérebro a reconhecer a palavra com seu significado.
A coleção, As 7 Virtudes – Histórias do Ranchinho do Gavião, a autora motiva pais e educadores a conversarem com as crianças sobre as emoções e os valores – e sobre os sentimentos decorrentes. Os livros são ferramentas para educar as crianças para a vida, com integridade, individualidade, respeito, valores e autocontrole.
Dorinha Aguiar também estudou design na Universidade do Estado de Minas Gerais, aplicando seus conhecimentos em sua produção editorial.
Apaixonada pelo meio ambiente, possui livros e projetos para a preservação ambiental e para a preservação da saúde. Foi premiada no Furnas Ouro Azul com o Guardiões do Rio – programa de Educação Ambiental Infantojuvenil.