Este é um livro com caráter profético, que chega no tempo em que todas as suas previsões se confirmaram.
F. A. Hayek, um dos maiores economistas de todos os tempos, foi laureado com o prêmio Nobel em 1974, quando se tornou mundialmente conhecido por sua filosofia social e política. Em particular, por sua previsão do colapso do socialismo quando muitos ainda olhavam para o regime com otimismo.
Aqui ele traça as raízes intelectuais para a Escola Austríaca, a tradição centenária fundada na Universidade de Viena e o renascimento do pensamento liberal clássico.
Hayek continua a fornecer lições inestimáveis para o desenvolvimento do mundo.
Por décadas, seus vaticínios foram ignorados e a academia escolheu pautar o Ocidente pela proposta de Keynes, onde havia a defesa da atuação forte do Estado na Economia.
Milton Friedman, apesar de conciliar em seus estudos as atuações de ambos, Keynes e Hayek, identificava-se com o liberalismo de Hayek, avaliando que a intervenção do Estado reduzia a capacidade do mercado de criar riqueza.
Desde as últimas três décadas, vimos a ascensão econômica de nações com economia mais liberal e a ruína das que mantiveram o Estado como tutor dos cidadãos. E, como consequência, o surgimento de ditaduras.
Esta obra reúne textos sobre a escola austríaca, detalhando a gênese dessa tradição e firmando seu lugar na história intelectual.
Tentang Penulis
Dados pessoais: F. A. HAYEK (Viena, 1899 – Alemanha, 1992) estudou na Universidade de Viena, onde fez doutorado em Direito e Ciência Política.
Após vários anos no serviço público, foi nomeado diretor do Instituto Austríaco para Pesquisas dos Ciclos Econômicos. Em 1931, atuou como professor de Economia e Estatística na London School of Economics, e em 1950 tornou-se professor de Ciências Sociais e Morais na Universidade de Chicago. Retornou à Europa em 1962 para assumir a cátedra de Economia na Universidade de Friburgo, onde recebeu o título de Professor Emérito em 1967. Membro da Academia Britânica, Hayek foi agraciado com o
Prêmio Nobel de Economia em 1974. É autor de mais de 15 livros, entre os quais O caminho da servidão, The Constitution of Liberty and Law, Legislation and Liberty. Hayek visitou o Brasil por três vezes, entre os anos de 1977 e 1981. Em pleno regime militar, Hayek foi ignorado tanto pelos governantes quanto pelos intelectuais do país, apesar de ter concedido inúmeras entrevistas à imprensa. Faleceu em Freiburg, aos 92 anos. Pela
Faro Editorial também publicou Os erros fatais do socialismo.