O II Seminário de Pós-Graduandos dos núcleos de pesquisa Centro de Estudos do Oitocentos (CEO)- UFF, Núcleo de Estudos de Migrações, Identidades e Cidadania (NEMIC) – UFF, Grupo de Pesquisa O Primeiro Reinado em revisão – UFRJ / UFF e História Econômica Quantitativa e Social (HEQUS)- UFF foi realizado entre 7 e 9 de junho de 2021, como atividade do Projeto Universal Poderes políticos, trocas culturais e cidadania em dois momentos (1840-1857 e 1870 a 1920).
Ao apresentar textos selecionados a partir de pareceres ad hoc, o livro Múltiplos olhares sobre o Oitocentos pretende não apenas incentivar o diálogo entre pesquisadores de diferentes instituições, vinculados aos núcleos acima citados, como também estreitar as trocas acadêmicas sobre o longo século XIX brasileiro.
A multiplicidade de pesquisas está demonstrada nas quatro partes que constituem o livro, sendo a primeira delas intitulada ‘Escravidão e liberdades’. A segunda parte do livro apresenta textos relacionados à economia e sociedade no Oitocentos. A terceira parte reúne capítulos em torno das práticas culturais e do trabalho no século XIX. A quarta e última parte é dedicada às perspectivas políticas no Oitocentos.
Os estudos aqui reunidos, frutos de pesquisas inovadoras de pós-graduandos ligados aos núcleos mencionados anteriormente, trazem, portanto, múltiplos olhares sobre o Oitocentos. Nesse sentido, os leitores encontram análises sobre a escravidão e liberdades, economia, relações de trabalho, educação, moda e política. Esperamos que os textos possam suscitar novos debates sobre o longo século XIX brasileiro.
Daftar Isi
Apresentação
Gladys Sabina Ribeiro e Paulo Cruz Terra
Parte I – Escravidão e liberdades
1. Conectando experiências: aproximações entre as Leis do Ventre Livre de Brasil, Portugal, Cuba e Paraguai (1842-1871)
Thomaz Santos Leite
2. A última geração de africanos escravizados pela Ordem de São Bento e a importância social do batismo (Rio de Janeiro, primeira metade do século XIX)
Vitor Hugo Monteiro Franco
3. Preços e condições da liberdade expressos nas alforrias, Goiás (1800-1824)
Igor Fernandes de Alencar
4. A Imperial Brazilian Mining Association: os ingleses no tráfico interprovincial brasileiro(1809-1833)
João Daniel Antunes Cardoso do Lago Carvalho
5. Terra e trabalho no Vale do Paraíba Fluminense no pós-abolição (Piraí, Valença e Vassouras, 1888-1916)
Felipe de Melo Alvarenga
Parte II – Economia e sociedade no oitocentos
6. A economia algodoeira e a reorganização produtiva dos sertões da Bahia
Zezito Rodrigues
7. Mundo Atlântico ‘às Américas’: importação e composição do mercado de farinha de trigo no Rio de Janeiro, 1834-1849
Pedro Guzzo
8. Os assentos da Casa da Suplicação e o mercado de crédito luso-brasileiro (c. 1769-1828)
Elizabeth Santos de Souza
Parte III – Práticas culturais e trabalho no século XIX
9. Infelizes artistas de corações aflitos: coerção ao trabalho de ditos livres na paralisação dos carpinteiros e calafates no Rio de Janeiro, em 1857
Edilson Nunes dos Santos Júnior
10. Tecer a moda: a construção de um verbete na imprensa oitocentista
Everton Vieira Barbosa
11. Educação maranhense do século XIX: controle dos princípios morais na vida de professores e alunos
Natália Lopes de Souza
12. A fundação do Asilo São Luiz: contribuições para uma história da instrução pública na província de Minas Gerais (1878-1892)
José Gabriel Gomes Pinto Maffei
Parte IV – Perspectivas políticas no Oitocentos
13. A pluralidade da opinião pública nos anos 1860: as opiniões conservadora, liberal e progressiva
Camila Pereira Martins Souza
14. O desafio é ‘fixar-se com alguma exatidão o que seja um juiz de paz’: notas sobre os projetos de justiça leiga nas primeiras décadas do Brasil Império
Eduardo da Silva Júnior
15. Contra o ‘homem da lei nova’: personagens e significados das ameaças a Silva Jardim na Mata mineira (1889)
Marta Lúcia Lopes Fittipaldi
16. A imagem de si e a ação política de Antônio Borges da Fonseca na imprensa pernambucana e no movimento praieiro (1841-1867)
Carolina Paes Barreto da Silva Souza
Tentang Penulis
Gladys Sabina Ribeiro é Professora Titular do Departamento de História da Universidade Federal Fluminense. Possui Bacharelado e Licenciatura em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1979), Especialização em História do Brasil pela Universidade Federal Fluminense (1983), Mestrado em História do Brasil pela Universidade Federal Fluminense (1987) e Doutorado em História Social do Trabalho pela Universidade Estadual de Campinas (1997).
Paulo Cruz Terra é professor de História do Brasil República no Departamento de História, da Universidade Federal Fluminense, além de atuar no Programa de Pós-graduação em História da mesma instituição. É bolsista CAPES-Alexander von Humboldt Stiftung na Universität Bonn, na modalidade de ‘pesquisador experiente’.