Os filmes selecionados neste livro procuram representar uma cinematografia de qualidade – destacada daquela que tem fins exclusivamente comerciais –, tratando de temáticas relevantes referentes às mulheres. Entre os filmes, estão clássicos como Hanna e suas irmãs, de Woody Allen; Eternamente Pagu, de Norma Bengell; A excêntrica família de Antonia, de Marleen Gorris, entre tantos outros que marcaram a história do cinema nas últimas décadas.
Todos os autores e autoras de A mulher vai ao cinema são pesquisadores(as) que têm em comum o desejo de refletir a partir do cinema e sobre o cinema.
Tentang Penulis
Inês Assunção de Castro Teixeira
Bacharel e Licenciada em Ciências Sociais pela UFMG, mestre e doutora em Educação também pela UFMG, realizou seu pós-doutorado na Universidade de Barcelona. Professora Titular nos cursos de graduação e pós-graduação da Faculdade de Educação da UFMG e professora aposentada da PUC Minas. Atua na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia da Educação. É coorganizadora da Coleção Educação, Cultura e Cinema e da seção Educar o Olhar da revista _ Presença Pedagógica_. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Sobre Condição e Formação Docente (PRODOC) da Fa E/UFMG e do CNPq, e membro da Rede Kino.
José de Sousa Miguel Lopes
É doutor em História e Filosofia da Educação pela PUC-SP, professor da UFMG e coorganizador da coleção Cinema, Cultura e Educação (Autêntica). É membro do Grupo de Pesquisa do CNPq Educação, História, Memória e Linguagem (EDHMEL) e da Associação Latino-Americana de Filosofia da Educação. Coordena o blog Navegações nas fronteiras do pensamento. Atua principalmente nos seguintes temas: relações étnico-raciais e multiculturalismo, História de África, Moçambique, cinema, antropologia cultural, letramento, formação de professores.