Teologia Sistemática (2 vol.) é a opus magnum de John Frame. Ela é totalmente ancorada no território mapeado pelos padrões confessionais de Westminster. Em cada ponto, suas reflexões investigadoras, lúcidas, pacientes e detalhadamente pesquisadas demonstram sua maestria; o tom amigável do seu estilo torna-se a colher de açúcar que faz a mistura descer à mente e ao coração, a cada vez do modo mais agradável possível.
Claramente, o leitor ideal visado por Frame é o seminarista ou o estudante de teologia que um dia estará ensinando na igreja; seu objetivo pervasivo é levar esse aluno a ser um comunicador da verdade revelada de Deus que seja humilde, fiel, cheio de Bíblia, reverente e que ama a Cristo. Além do seu público primário, Frame escreve para todos os que têm esse instinto e que querem pensar sobre as coisas divinas com alguma minúcia.
O objetivo da teologia, como Frame a entende (e não há nada de extraordinário aqui), é o conhecimento organizado sobre Deus e sobre nós, no contexto da nossa vida passada, presente e futura. Esse conhecimento, que é tanto cognitivo quanto relacional, deve basear-se, do início ao fim na Palavra escrita de Deus – a Bíblia. Frame percebe e enfatiza que, visto que Deus é infinito e nós somos finitos, nosso conhecimento a respeito dele e a respeito do nosso relacionamento com ele só pode ser perspectivista – e o será na sua melhor expressão –, ou seja, é constituído por um conjunto de perspectivas distintas, mas correlatas, cada uma provendo um foco temático complementar ao das demais perspectivas. […] Dentro desse compromisso cuidadosamente construído com o perspectivismo que estrutura sua obra, Frame opta por um procedimento regular que pode ser denominado análise heurística triádica, a qual abre cada ponto de essência teológica subdividindo-o em três. O procedimento parece surgir do avanço demonstrável no entendimento que Frame alcançou primeiramente na sua análise arquétipica do senhorio de Deus (isto é, sua soberania) em termos de controle, autoridade e presença. Embora não reivindique categoricamente uma conexão entre o triperspectivismo e a verdade da Trindade, Frame a pratica habitualmente como uma técnica didática infalível (nas suas próprias palavras: ‘um bom mecanismo pedagógico, um conjunto de ganchos nos quais pendurar as doutrinas da fé’).
Em suma, portanto, Teologia sistemática reúne, simplifica, resume e aumenta toda a sabedoria contida na série de Frame sobre o senhorio em quatro volumes. É um digno clímax ao trabalho de vida de alguém que sempre buscou ser um servo fiel de Cristo, ensinando na sua igreja. (J. I. Packer, da Apresentação)
Tentang Penulis
John M. Frame (A.B., Princeton University; B.D., Westminster Theological Seminary; M.A. e M.Phil., Yale University; D.D., Belhaven College) é o titular da cadeira de Teologia Sistemática e Filosofia no Reformed Theological Seminary em Orlando e é a autor de muitos livros, incluindo a série Teologia do Senhorio, publicada no Brasil pela Cultura Cristã.