Há muito se discute a relação do adolescente com o ato de ler, enfatizando sua dificuldade de apreciação da leitura, sobretudo quando se trata de leitura literária. Além disso, as questões associadas ao seu comportamento ocupam cada vez mais espaço na mídia e há um visível crescimento da produção literária para essa faixa etária. Os profissionais de educação vivem às voltas com a difícil tarefa de escolher livros que preparem o jovem para adentrar o universo dos textos — que o acompanharão por toda a vida ou serão cobrados em exames de seleção para o ensino superior —, que o motivem e que tenham uma temática adequada à juventude.
Literatura juvenil: Adolescência, cultura e formação de leitores se propõe a lançar um olhar às atuais práticas de leitura e às publicações literárias voltadas aos jovens, além de iniciar um debate sobre o que é ser adolescente hoje, definir o que é um bom livro juvenil e, ainda, trazer sugestões de atividades e leituras complementares.
Tentang Penulis
José Nicolau Gregorin Filho licenciou-se em Letras pela Unimauá de Ribeirão Preto, onde exerceu diversos cargos até chegar a vice-reitor. Especializou-se em Linguística e Língua Portuguesa pela Unesp de Araraquara, onde se tornou Mestre e Doutor em Letras. Possui vários artigos e capítulos de livros publicados no Brasil e no exterior sobre suas pesquisas em Literatura Infantil e Juvenil. Parecerista ad hoc do Conselho Estadual de Educação de São Paulo. Atualmente, é docente da área de Literatura Infantil e Juvenil, docente e vice-coordenador do Programa de Pós-Graduação em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa da Universidade de São Paulo.