O presente livro aborda o tema da formação da personalidade por meio da discussão sobre o tema específico da formação da personalidade do professor. É inegável que a ersonalidade do professor interfere positiva ou negativamente no trabalho docente. Mas, afinal de contas, o que é a personalidade e como ela se forma? Quais as maneiras pelas quais a personalidade do professor é abordada na literatura contemporânea sobre o trabalho docente e a formação de professores? A autora, professora Lígia Márcia Martins, enfrenta essas questões tomando por referência a psicologia de Vigotski e de outros pesquisadores ligados à escola vigotskiana, como Aléxis Nikoláevich Leontiev e Lucien Sève.
Tentang Penulis
É natural de Jales (SP). Graduada em psicologia, licenciatura e formação de psicólogos (Unesp-Bauru), mestre em psicologia clínica (PUC-SP) e doutora em educação (Unesp-Marília). Docente do Departamento de Psicologia da Faculdade de Ciências da Unesp, em Bauru, desde 1981. Ministra no curso de psicologia, entre outras, a disciplina psicologia da personalidade. Integra o Grupo de Pesquisa ‘Estudos Marxistas em Educação’ e coordena o Grupo de Pesquisa ‘Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação Infantil’.
Seus trabalhos inscrevem-se na linha de pesquisa ‘Desenvolvimento Humano’ e, ancorados em fundamentos da Escola de Vigotski, conferem especial atenção ao papel da educação escolar para esse desenvolvimento e, consequentemente, à formação de professores.
Além de capítulos em livros, publicou as obras Psicologia e estabelecimentos penais (Edipro, 1997) e, em organização com Maria Regina Cavalcanti,
Saberes pedagógicos em educação infantil (Bauru, Cecemca/Unesp, 2005).