Zona de clivagem é um termo da física que descreve as áreas, nos cristais, em que a união dos átomos é mais frágil. São zonas de ruptura. Atingido em seu ponto vulnerável, o cristal mais puro se rompe. Irene Lauson, protagonista deste livro, cientista, física, ao completar trinta anos, em uma relação amorosa de treze anos com o ex-professor de literatura na faculdade, não tem dúvida de que escorrega por um ‘pavoroso plano de clivagem’. Chegou o momento, então, de pesquisar o que há nos interstícios. Um ciclo de sua vida se encerra. Quem é essa mulher que deixa a jovem precoce para trás? Nos altos e baixos de seu relacionamento com Alfredo, Irene completou um trajeto: o da emancipação.
Tentang Penulis
Escritora argentina, nasceu em Buenos Aires em fevereiro de 1943. Estudou física na UBA, mas já aos 17 anos, a convite de Abelardo Castillo, começou a escrever para a revista El Grillo de Papel, pela qual publicou vários contos e poemas. Em 1961, esta revista foi proibida de circular, por ser considerada de esquerda. Liliana e Abelardo, então, fundaram El Escarabajo de Oro, a revista literária de maior prestígio na época, e, em 1977, El Ornitorrinco, considerada uma das mais importantes da resistência cultural contra a ditadura de 76. Liliana tem mais de 20 títulos publicados e recebeu diversos prêmios, sendo o mais recente o Prêmio Nacional de Literatura (2017).
Além de escritora, Liliana Heker ministra, há 40 anos, uma famosa oficina de escrita pela qual passaram muitos dos grandes nomes da literatura argentina.