O conto O alienista, que narra as peripécias de Simão Bacamarte, ganhou, pelas mãos do poeta Rouxinol do Rinaré, mais uma excelente adaptação para a Coleção Clássicos em Cordel.
Ó Ser que tem me inspirado
Nos romances que já fiz,
Agora conduz meu estro,
Para que eu seja feliz,
Adaptando este conto
De Machado de Assis.
Ao final, Rouxinol passa aos que o leem a sensação do dever cumprido, por ter sido fiel ao texto original e por tê-lo trazido às novas gerações, mantendo suas principais características: o bom humor e a ironia.
Tentang Penulis
Rouxinol do Rinaré, cujo nome de batismo é Antônio Carlos da Silva, nasceu a 28 de setembro de 1966, em Rinaré, município de Quixadá, Ceará. Reside há mais de 20 anos em Pajuçara – Maracanaú, no mesmo estado. Conquistou o 1º lugar no 1º Concurso Paulista de Literatura de Cordel, de âmbito nacional. Um ano antes, recebeu Menção Honrosa no VII Concurso Nacional de Poesia Menotti del Picchia, também em São Paulo.
O poeta tem diversos cordéis publicados pela Tupynanquim Editora, dentre os quais se destacam: As bravuras de Donnar, o matador de dragões, Saiona, a mulher dos olhos de fogo, Salomão e Sulamita, O ladrão de Bagdá e História de Ali Babá e os quarenta ladrões. Teve seu nome citado em vários jornais e revistas do País (e também na França, nas revistas Latitudes e Quadrant). Rouxinol ainda é membro da ABC – Academia Brasileira de Cordel – e desenvolve um trabalho pioneiro com vistas à inclusão da literatura de cordel nas salas de aula.