Como se poderá verificar, o livro
Filosofia e realidade em Eric Weil não se ocupa apenas em reproduzir
in verbis o pensamento de Weil, mas assume posições muito claras no plano do debate filosófico, tendendo sempre, sem se afastar do autor, a pensar conjuntamente com ele, estendendo, no limite do possível, suas teses, sem lhes impor quaisquer desvirtuamentos. O que se propõe é sempre demonstrar a fecundidade de uma reflexão capaz de compreender o nosso tempo, e compreendê-lo a partir de um sistema que quer pensar o todo em abertura dialógica com a irredutível pluralidade das perspectivas radicadas nos territórios do pensamento.
Daftar Isi
Sabedoria não é filosofia, é uma virtude
MARCELO PERINE
O ‘Lógico’ da Lógica: em diálogo com Pierre-Jean Labarrière, leitor da Lógica da filosofia de Eric Weil
LUÍS MANUEL A. V. BERNARDO
Sentido e verdade em Eric Weil: a instauração da Lógica da filosofia
EVANILDO COSTESKI
A realidade entre a violência e o sentido
PATRICE CANIVEZ
Natureza e cosmos na filosofia de Eric Weil
SEQUOYA YIAUEKI
A realidade como problema e fundamento em Kant
ERIC WEIL
Tentang Penulis
Marcelo Perine Licenciado em Filosofia (1974) e em Teologia (1980), mestre (1982) e doutor (1986) em Filosofia pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma. Professor Associado da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Atua na Graduação e no Programa de Estudos Pós-Graduados em Filosofia. Foi coordenador da Área de Filosofia da Capes nos triênios 2005-2007 e 2008-2010. É membro do Conselho de Colaboradores do Institut Eric Weil da Université de Lille (França). Coordena, juntamente com Patrice Canivez, Diretor do Institut Eric Weil, o Acordo de Cooperação firmado entre a PUC-SP e a Université de Lille. Atua na área de Filosofia, com ênfase em História da Filosofia Antiga, Ética, Filosofia Política e Filosofia da Religião.
Francisco Valdério Universidade Estadual do Maranhão (Uema). Doutor (2016) e mestre (2010) em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Licenciado em Filosofia (1996). Professor Adjunto III, atua na Graduação em Filosofia e Mestrados Acadêmicos, PPGFIL-UFMA e PPG Letras-Uema. É vice-líder do Núcleo de Estudos de Historiografias e Linguagens (Nehislin) e líder do Núcleo de Estudos Avançados em Filosofia (Neafilos), ambos Uema/CNPq. Coordenador do GT Eric Weil/Anpof. Membro do Institut Eric Weil – Université de Lille (França). Integrante do Fórum Maranhense em Defesa da Filosofia. Concentra atividades na área de Ética, Filosofia Política e Hermenêutica.
Judikael Castelo Branco Universidade Federal do Tocantins (UFT). Professor do curso de Licenciatura em Filosofia e do Programa de Mestrado Profissional em Filosofia (UFT) e do Mestrado Acadêmico em Filosofia da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Doutor em Filosofia pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e pela Université de Lille, com tese sobre a relação entre Filosofia e História no pensamento de Eric Weil (2017); mestre em Filosofia pela UFC (2011), com dissertação sobre Weil; bacharel em Teologia pela Faculdade Católica de Fortaleza (FCF).
Patrice Canivez Université de Lille – Institut Eric Weil (UL-IEW). Formado pela Université de Lille 3 em 1976; licenciatura (1978), mestrado em Filosofia (1979). Agregação em Filosofia (1981). Doutorado em Filosofia (1991). É professor de Filosofia Moral e Política. Habilitação como diretor de pesquisa (1998). Professor agregado da École Normal de Metz (1981-1982) e Arras (1982-1990), depois em IUFM Nord-Pas de Calais (1990-1992). Diretor do Institut Eric Weil da Universidade de Lille desde 2012. Membro da Sociedade Francesa de Filosofia. Cavaleiro da Ordem de Acadêmicos Palms (2006).