Este livro se apresenta como uma análise dos surgimentos das Comis-sões de Ética no Uso de Animais, tendo como marco os dez anos transcorri-dos da chamada Lei Arouca, que é um importante marco de regulamentação nesta área. Ao longo dos textos pode-se verificar a importância desta lei, sua gênese, sua implementação e desdobramentos. Mais importante do que uma legislação, é de fato o movimento humano de consciência da problemática que a lei busca proteger e regular. Sem este movimento na sociedade e nas cons-ciências humanas, não há lei e mesmo as leis existentes podem ser suspensas e extintas se tais movimentos e inspirações se extinguirem.
Mário Antônio Sanches
Tentang Penulis
Marta Luciane Fischer possui graduação em Ciências Biológicas Bacharelado pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1993); Graduação em Educação Artística Habilitação em Artes Plásticas pela Faculdade de Artes do Paraná (1999); Graduação em Ciências Biológicas Licenciatura pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1993); Mestrado (1996) e Doutorado em Zoologia pela Universidade Federal do Paraná (2002) e Pós-doutorado (2011) em Ecologia química pela UFPR. É sócio fundador do Instituto de Pesquisa de Guaraqueçaba. Atualmente é professor titular da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, ex Editora Chefe da Revista Estudos de Biologia: Ambiente e Diversidade, ex Coordenadora do Comitê de Ética no Uso de Animais da PUCPR, Professora do Curso de Mestrado em Bioética da PUCPR. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Bioética Ambiental. Desenvolve pesquisa na área de Zoologia, Etologia, com ênfase em Animais de interesse médico: Aracnologia (Loxosceles), Malacologia (Achatina fulica) e Ética no uso de Animais e Bem-estar animal.
Lilian Gauto Quintana Jankoski é mestre em BIOÉTICA pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2018. Possui graduação em Secretariado Executivo pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2012). Atualmente é Analista de Atendimento Pleno da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Secretariado Executivo, atuando principalmente no seguinte tema: secretariado, ética, bioética, iniciação científica.