Dois apaixonados pela escola. Constatação fácil para o leitor desse livro. Na forma de diálogo, os autores abordam temas candentes na escola hoje. Como profissionais que estão em contato diário com jovens, pais e com o universo escolar, Rosely Sayão e Julio Groppa Aquino, como dizem os alunos, dão um show:
Rosely Sayão – (…) quero deixar claro que, como vamos construir um diálogo com a preocupação de estimular o pensamento crítico de quem se relaciona com a escola, várias vezes abordaremos o que há de problemático no espaço escolar. E, reconheçamos, é difícil mesmo se deixar incomodar e questionar. Mas desassossegar o leitor em defesa da escola é nossa maneira de convidá-lo a participar desse debate.
Julio Groppa Aquino – (…) Ensinar, para mim, significa recriar a possibilidade de observar a vida a partir da narrativa dos antepassados, na forma de legado cultural. E a instituição em que se outorga a alguns essa tarefa de recriação do olhar sobre a experiência humana é hoje, por excelência, a escola.
O calor das ideias em debate aqui nos contagia de tal modo que somos naturalmente levados a nos questionar sobre algumas práticas. É absolutamente tentador entrar na discussão. Por isso, não se omita. Venha conhecer os pontos de vista de Rosely Sayão e Julio Groppa Aquino. Venha participar deste momento vibrante da educação em nosso país. – Papirus Editora
Tentang Penulis
Rosely Sayão: Psicóloga formada pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) é colunista do jornal Folha de S. Paulo e a Rádio Band News FM’. Consultora em Educação, ministra cursos e conferências para pais e professores e assessora regularmente escolas de educação infantil e ensino fundamental em todo o Brasil. Julio Groppa Aquino: É professor de graduação e pós-graduação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP). É pós-doutorado em Educação em Valores pela Universidade de Barcelona (Espanha). Tem-se dedicado, tanto no campo da pesquisa quanto no da formação (inicial e continuada) à análise de temáticas que permeiam o cotidiano escolar.