A morte, destino comum a todos os seres vivos, é tabu na cultura ocidental. Organizado por Teresa Vera de Sousa Gouvêa e Karina Okajima Fukumitsu, psicólogas especialistas em luto, este livro reúne treze relatos nos quais os autores compartilham, de maneira sensível e poética, experiências de vida em que a presença da morte lhes trouxe aprendizados transformadores. Entre os temas abordados estão: a morte súbita e a morte lenta; a morte em idade precoce e aquela em idade avançada; a perda de um pai e a perda de um filho; a morte esperada e aquela que interrompe planos; a morte desamparada e a morte acompanhada. De forma pungente e generosa, os autores desta obra mostram que é aprendendo a refletir e a conversar sobre a perda de quem amamos que nos abrimos à possibilidade de uma vida plena. Prefácio de Maria Julia Kovács.
Textos de: Ana Lucia Coradazzi, Juliana Martins de Mattos Gonnelli, Karina Okajima Fukumitsu, Maria das Graças Mota Cruz de Assis Figueiredo, Maria Júlia Paes da Silva, Mariana Ferrão, Michelle Bittencourt Braga, Miguel Angelo Boarati, Plínio Cutait, Rafael Stein, Ricardo Gonzalez, Teresa Vera de Sousa Gouvêa e Tom Almeida.
Tentang Penulis
Teresa Vera de Sousa Gouvêa é psicóloga. Especializada em Luto pelo 4 Estações Instituto de Psicologia (São Paulo, SP) e em Terapia Familiar e de Casal pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Mantém blogue (www.lacoselutos.com.br) e página (https://www.facebook.com/lacoselutos/) voltados para o tema, com sugestões de livros, filmes e textos. Autora do livro Laços e lutos (Multifoco, 2016).
Karina Okajima Fukumitsu é psicóloga e psicoterapeuta. Doutora e pós‑doutora pelo Programa de Pós‑Graduação em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Psicologia Clínica pela Michigan School of Psychology. Especialista em Psicopedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC‑SP) e em Gestalt‑terapia pelo Instituto Sedes Sapientiae. Coeditora da Revista de Gestalt, da mesma instituição. Coordenadora adjunta da especialização em Psicologia Clínica Gestalt‑Abordagem Clínica e Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul (Unicsul). Co‑organizadora da Coleção Gestalt
terapia: fundamentos e práticas (Summus). Autora dos livros: A vida não é do jeito que a gente quer (2016), Suicídio e luto: his tórias de filhos sobreviventes (2013), Suicídio e Gestalt-terapia (2012) e Perdas no desenvolvimento humano: um estudo fenomenológico (2012), todos publicados pela Digital Publish & Print. Organizadora do livro Vida, morte e luto: atualidades brasileiras (2018) e autora de Sobreviventes enlutados por suicídio (2019), ambos publicados pela Summus Editorial. Co‑organizadora da obra Encontros inesquecíveis: relatos de cuidado e ética (Alínea, 2018). Site: http://karinafukumitsu.com.br/