Trata-se de um modelo que consiste em tomar o self como instância de repercussão e de mediação dos diferentes setores, partes e aspectos originários do mundo interno, do organismo e do mundo externo, de modo a tornar-se um campo de experiências, mas também de estruturação e de organização, na dependência dos fatores, elementos e forças que nele atuam. Sendo permeável à influência, presença e ação do ser interior, que dele se distingue, o self depende da predominância desse ser para a estabilidade, o equilíbrio e a harmonia da vida psíquica. Como, porém, essa predominância nem sempre acontece, o self fica vulnerável à inconstância, à instabilidade e à desarmonia.
Tentang Penulis
Obteve da Universidade de São Paulo (SP) os títulos de Graduado em Psicologia, Mestre em Psicologia Clínica, Doutor em Ciências (Psicologia), Professor Livre Docente e Professor Titular.
Em seu percurso, foi docente do Instituto de Psicologia da USP nos cursos de graduação e de pós-graduação, tendo sido coordenador do programa de pós-graduação na área de Psicologia Clínica. É especialista em pesquisa, tendo orientado e supervisionado cerca de 80 projetos. Dentre os projetos próprios, contribuiu para a metodologia do Diagnóstico Psicológico, da Psicoterapia e da Psicanálise.
Publicou mais de 100 trabalhos científicos em revistas especializadas, anais de congressos, livros, capítulos de livros e outros. É psicanalista, Membro Efetivo da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo e da International Psychoanalytical Association, e ocupa a Cadeira nº 40 da Academia Paulista de Psicologia. Possui consultório na cidade de São Paulo.