Em outubro de 2011 aconteceu o VII Colóquio Internacional Michel Foucault, promovido pelo Grupo de Pesquisa Michel Foucault, do Departamento de Filosofia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). O evento, que reuniu professores e estudantes de várias áreas do conhecimento e procedentes de diversas regiões do Brasil e do exterior, celebrou o cinquentenário de publicação de História da loucura na Idade Clássica, célebre livro de Foucault, e teve como tema ‘O mesmo e o outro’.
Este livro reúne textos elaborados pelos participantes e discutidos no evento. A obra apresenta reflexões acerca de variados temas relacionados a História da loucura na Idade Clássica e das decorrências que ele suscita.
Entre análises sobre o campo da medicina psiquiátrica, sobre as políticas e práticas da psiquiatria e sobre abordagens da loucura em diferentes âmbitos, os autores desta obra certamente contribuem para os desdobramentos do pensamento de Michel Foucault e para proporcionar novas investigações nas mais diversas áreas do saber.
Circa l’autore
Alfredo Veiga-Neto
Doutor em Educação, professor titular do Departamento de Ensino e Currículo e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRGS. Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Currículo e Pós-Modernidade. Áreas de interesse acadêmico: estudos foucaultianos, filosofia pós-metafísica e estudos de currículo. Publicou, entre outros: Crítica pós-estruturalista e educação; Estudos culturais da ciência e educação; Foucault & a educação. Para a Editora Autêntica, dirige as coleções: Estudos foucaultianos; Pensadores & a educação; Temas & educação.
Márcio Alves da Fonseca
Doutor em direito pela USP, mestre em filosofia pela PUC-SP. Professor do Departamento de Filosofia da PUC-SP. Professor do Programa de Estudos Pós-Graduados em Filosofia da PUC-SP. Áreas de interesse acadêmico: filosofia das ciências humanas, filosofia do direito, ética e filosofia política. .
Salma Tannus Muchail
Mestra e doutora em filosofia, professora emérita da PUC-SP e professora titular do Departamento de Filosofia da PUC-SP. Tradutora dos livros de Foucault As palavras e as coisas (Martins Fontes, 1981); A hermenêutica do sujeito (Martins Fontes, 2004); Gênese e estrutura da Antropologia de Kant (Loyola, 2011), os dois últimos em colaboração com Márcio Alves da Fonseca. Autora, entre outros, de Foucault, simplesmente (Loyola, 2004) e Foucault, mestre do cuidado (Loyola, 2011).