Felipe e Iquela são dois jovens amigos que residem em Santiago e vivem o legado da ditadura do Chile. Felipe anda pelas ruas contando corpos reais e imaginários, aspirando a um número perfeito que possa oferecer algum ‘encerramento’ para si. Em paralela a essa amizade, temos a de Iquela e Paloma, que são velhas conhecidas da infância, e que buscam uma maneira de conciliar suas vidas frágeis com o violento passado militante de seus pais.
A trama gira em torno do corpo da mãe de Paloma, que acaba por se perder na viagem que faz da Europa para o Chile. O corpo acaba indo parar na Argentina. Os três, então, seguem numa roadtrip movida a pisco pela cordilheira, enquanto enfrentam a dor que se estende por gerações.
A subtração, de Alia Trabucco Zerán, foi um dos finalistas do Man Booker International Prize em 2019.
Circa l’autore
Alia Trabucco Zerán nasceu no Chile, em 1983. Ela recebeu uma bolsa Fulbright para sua pós-graduação em Escrita Criativa na New York University e é Ph D em Estudos Espanhóis e Latino-Americanos pela University College London. A subtração, seu romance de estreia, ganhou o prêmio de Melhor Obra Literária Inédita do Conselho Chileno de Artes em 2014, e em sua publicação ganhou lugar entre os top 10 das estreias de 2015 do El País. Em 2019, A subtração foi selecionado para o Man Booker International Prize.