Neste livro, Ales Bello demonstra como realizar uma investigação no estilo de Husserl. Trata-se de uma pesquisa fenomenológica em círculos concêntricos, onde cada tese ou tema representa um território novo que deve ser examinado voltando às fontes do próprio método, seguindo as etapas de análise indicadas por Husserl. Esta publicação, explorando o problema do sentido e do modo como conhecemos e organizamos o conjunto de coisas de nossa vida cotidiana, constitui um exemplo de uma investigação em círculos concêntricos que inicia a partir do sujeito humano para compreender, em seguida, como se realiza nosso contato com o mundo das coisas da natureza e da cultura.
Circa l’autore
Angela Ales Bello (Roma, 1940), filósofa italiana, é fundadora e diretora do Centro Italiano de Investigações Fenomenológicas, com sede em Roma.
Graduada e pós-graduada em Filosofia pela Università La Sapienza de Roma, dedicou-se sobretudo ao estudo da fenomenologia de Husserl, mas também de outros autores da fenomenologia, particularmente filósofas que se formaram no âmbito do assim chamado Círculo de Göttingen, entre as quais Edith Stein, de quem é grande estudiosa. Outrora professora de História da Filosofia Contemporânea na Pontifícia Universidade Lateranense (Roma), atualmente leciona Fenomenologia da Experiência Religiosa na Faculdade de Filosofia da mesma universidade.