Este ensaio premiado foi a primeira obra de Schopenhauer aclamada pelo público e a abrir espaço para este que viria a se tornar um dos grandes pensadores da filosofia ocidental.
E por conter as bases de seu pensamento, é indicada como leitura inicial aos estudos de sua filosofia.
Neste clássico, escrito como resposta a um concurso promovido pela Sociedade Real Norueguesa de Ciências, Schopenhauer responde à seguinte questão: ‘Pode a liberdade da vontade humana ser demonstrada a partir da autoconsciência?’.
O leitor encontrará aqui reflexões a um tempo pertinentes e relevantes para a discussão contemporânea sobre a questão do livre-arbítrio.
Esta edição inclui os dois prefácios do autor presentes na edição comemorativa aos 200 anos de Schopenhauer, que reproduz a segunda e definitiva edição alemã, de 1860, da obra Os dois problemas fundamentais da Ética, que reuniu os ensaios A liberdade da vontade e O fundamento da moral.
Circa l’autore
Nascido em Dazing, em 1788, Schopenhauer foi um importante filósofo alemão, que influenciou o pensamento do século XIX e continua a influenciar até os dias de hoje. Seu modo de pensar não se encaixa em nenhum dos grandes sistemas de sua época. Foi ele quem introduziu o budismo e o pensamento indiano na metafísica alemã. Ficou vulgarmente conhecido por seu pessimismo e influenciou grandes escritores, como Leon Tolstói, Kafka e o brasileiro Machado de Assis.
Gabriel Dirma Leitão é Doutor em Filosofia pela UERJ.
Guilherme Marconi Germer é Doutor em Filosofia pela Unicamp, pós-doutorando em Filosofia pela USP