Será que o marxismo ainda tem alguma coisa a falar sobre educação neste início do século XXI?
Essa é uma pergunta que muita gente colocará ao ler este livro. Para uns a pergunta decorre da consideração de que o marxismo é uma concepção. Para outros, como se criou um consenso de que Marx e Engels não elaboraram uma teoria educacional ou pedagógica, não houve e não há contribuição expressiva do marxismo à educação. Mas há outros ainda que saem em defesa do legado de Marx e Engels como uma perspectiva revolucionária que possibilita a transformação da sociedade, que se mantém válida mesmo depois da derrocada do socialismo real e, enfim, que auxilia na compreensão da própria educação, que, propondo a superação da dicotomia entre trabalho manual e trabalho intelectual, entre pensar e fazer, entre teoria e prática, faz a defesa intransigente de uma formação integral, politécnica, centrada nos conteúdos e que está ‘para além do capital’.
Tabella dei contenuti
apresentação vii
José Claudinei Lombardi
1. Educação, ensino e formação profissional em Marx e Engels 1
José Claudinei Lombardi
2. O embate marxiano com a construção dos sistemas educacionais 39
José Carlos Souza Araujo
3. Dialética e pesquisa em educação 69
José Luís Sanfelice
4. Lenin, educação e consciência socialista 95
Máuri de Carvalho
5. Conhecimento e disputa pela hegemonia: reflexões em torno do valor ético-político e pedagógico do senso comum e da filosofia em Gramsci 123
Marcos Francisco Martins
6. Louis Althusser: referências para pesquisa em educação 161
Marcos Cassin
7. Marxismo, crise do capitalismo monopolista e qualificação dos trabalhadores 181
Carlos Lucena
8. Por que é necessário uma análise crítica marxista do construtivismo? 203
Newton Duarte
9. Educação socialista, pedagogia histórico-crítica e os desafios da sociedade de classes 223
Dermeval Saviani
Circa l’autore
Carlos Lucena – Professor adjunto da Faculdade de Educação da UFU; e coordenador do Grupo de Pesquisa ‘História, Trabalho e Educação no Brasil’, vinculado ao Histedbr. Pesquisador do Programa Pesquisador Mineiro (PPM) da Fapemig.
Dermeval Saviani – Professor emérito da Unicamp e coordenador geral do Grupo de Estudos e Pesquisas ‘História, Sociedade e Educação no Brasil’ (Histedbr).
José Carlos Souza Araujo – Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação do Unitri (Uberlândia-MG); professor-colaborador do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFU. Componente da Câmara de Assessoramento em Ciências Sociais, Humanas, Letras e Artes da Fapemig.
José Claudinei Lombardi – Professor do Departamento de Filosofia e História da Educação, da Faculdade de Educação da Unicamp. Coordenador executivo do Grupo de Estudos e Pesquisas ‘História, Sociedade e Educação no Brasil’ (Histedbr).
José Luís Sanfelice – Professor livre-docente do Departamento de Filosofia e História da Educação, da Faculdade de Educação da Unicamp e pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas ‘História, Sociedade e Educação no Brasil’ (Histedbr).
Marcos Cassin – Professor da USP – campus de Ribeirão Preto.
Marcos Francisco Martins – Professor do mestrado em educação do Unisal.
Máuri de Carvalho – Professor adjunto da Ufes.
Newton Duarte – Docente do Departamento de Psicologia da Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar da Faculdade de Ciências e Letras da Unesp (Araraquara); e bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq.