O presente livro repercute os interesses dos pesquisadores da linha de Ética e filosofia política do Programa de Pós-Graduação em Filosofia (PPGF) da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), que convidaram colegas e interlocutores para juntos refletirem sobre o desafio de pensar a relação entre vida e liberdade em seus desdobramentos na filosofia do século XX e XXI. O livro se efetiva, assim, como um diálogo mediado por pensadores que, no mundo contemporâneo, possibilitam formas de aproximação da problemática proposta. Sem necessariamente seguir uma ordem cronológica e sem a intenção (ademais, excessiva) de dar conta de todos os autores que trataram do assunto, os textos dessa coletânea oferecem um panorama que, embora incompleto, evoca algumas das questões centrais relativas à relação entre vida e liberdade no âmbito do pensamento filosófico contemporâneo. As duas partes da obra, como se verá, traduzem formas de aproximação teórica: liberdade e afirmação da vida; intersecções entre ética e política. Com isso, este livro não só enfrenta a atualidade da temática, mas convoca também o pensamento para o que lhe é próprio: a atividade interrogativa. Nesses desdobramentos e intersecções, assumindo o desafio revolucionário proposto por Robert Hanna no Prefácio desta obra: que o leitor sinta também a febre da matéria na forma de uma febre do assunto. Uma convocação entusiasmada para o pensamento e para a ação em defesa da vida e da liberdade, logo agora que elas parecem de novo ameaçadas. O fogo, aqui, é o calor originário no casto frio do universo, a força da vida que brota nas manifestações políticas, na energia da liberdade, no horror das guerras, no ardor das utopias e na esperança das revoluções.
Tabella dei contenuti
Prefácio
Introdução
LIBERDADE E AFIRMAÇÃO DA VIDA
Liberdade e afirmação da vida em Nietzsche: em torno do conceito de ‘espírito livre’
Jelson Oliveira
Nietzsche e Foucault: entre a ascética e a política
Clademir Luís Araldi
Perfeccionismo moral, parresía, ‘verdadeira vida’: um itinerário ético-político
Daniele Lorenzini
O Habitus entre disciplina e ethos: Bourdieu, Foucault e a questão do sujeito
Orazio Irrera
História e devastação em Heidegger
Wagner Félix
‘Natureza participativa’ segundo Hans Jonas
Angela Michelis
Os ‘sentidos da vida’ em Jean-Paul Sartre: da luta contra o inumano às tarefas da ação coletiva e do marxismo
André Constantino Yazbek
Editando o melhor dos mundos possíveis
Michael Hauskeller
ENTRE A ÉTICA E A POLÍTICA
Vida versus Liberdade: Martin Heidegger e o biologismo nazi
Alexandre Franco de Sá
Para compreender o projeto filosófico de Giorgio Agamben: da vida nua à forma-de-vida
Daniel Arruda Nascimento
Sobre a semântica da ação política: Roberto Esposito
Marcos Nalli
Judith Butler e Hannah Arendt em diálogo: repensar a ética e a política
André Duarte
Claude Lefort e a Liberdade Política
Helton Adverse
Chantal Mouffe sobre radicalização da democracia: ontologia, política agonista e pluralismo
Horacio Luján Martínez
A regulação da vida pela biopolítica: a leitura foucaultiana da teoria do capital
humano de Gary Becker
Cesar Candiotto
SOBRE OS AUTORES
Circa l’autore
Cesar Candiotto – Professor, pesquisador e orientador dos Programas de Pós-Graduação em Filosofia e Direitos Humanos e Políticas Públicas e do Curso de Graduação em Filosofia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Coordenador da especialização Ética em perspectiva e Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível 2. Possui Pós-doutorado pelo Institut d’Études Politiques de Paris e pela Université Paris Est-Cretéil (2015). Autor de Foucault e a crítica da verdade (Autêntica; Champagnat, 2a. ed., 2013), organizador de Mente, cognição, linguagem (Champagnat, 2008); Ética: abordagens e perspectivas (2ª. ed. Champagnat, 2011) e coorganizador de Foucault e o cristianismo (Autêntica, 2012); tem traduções, artigos em revistas nacionais e internacionais, além de capítulos de livro sobre o pensamento francês contemporâneo, principalmente sobre Michel Foucault. E-mail: [email protected].
Jelson Oliveira – Professor do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná; membro do NET (Núcleo de Estudos da Técnica), do Grupo de Pesquisa Hans
Jonas do CNPq; coordenador do GT Hans Jonas e membro do GT de Filosofia da tecnologia e da técnica da ANPOF (Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia). Tem pós-doutorado pela Universidade de Exeter, no Reino Unido. Autor de vários artigos e livros, entre os quais Para uma ética da amizade em Friedrich Nietzsche (7Letras, 2011), Compreender Hans Jonas (Vozes, 2014) e Diálogo sobre o tempo (PUCPRess, 2016; co-autor). Sua pesquisa enfatiza temas de Ética e Filosofia Contemporânea, Filosofia da Técnica e Ética Ambiental, atuando principalmente com autores como Nietzsche, Schopenhauer e Hans Jonas. E-mail: [email protected].