Charlotte Brontë (1816 — 1855) foi uma escritora e poetisa inglesa, a mais velha das três irmãs Brontë que chegaram à idade adulta e cujos romances são dos mais conhecidos da literatura inglesa. Villette é, de muitas formas, um romance delicado e deliciosamente difícil. Tudo o que diz respeito à sua heroína, Lucy Snowe, é encoberto por uma névoa de inacessibilidade e uma certa escuridão que sustenta a narrativa. Na narrativa, Lucy se muda para a cidade fictícia de Villette, onde será professora de inglês em um internato. Ali, será confrontada pelos traumas do passado enquanto completa seu percurso de heroína, com os dissabores e conquistas de uma mulher vitoriana, mas eternamente atual. Villette é considerada a obra-prima de Charlotte Brontë. Charlotte Bronte faz parte da Série Escritoras do Mundo da Le Books Editora
Circa l’autore
Charlotte Brontë (Thornton, 21 de abril de 1816 — Haworth, 31 de março de 1855) foi uma escritora e poetisa inglesa, a mais velha das três irmãs Brontë que chegaram à idade adulta e cujos romances são dos mais conhecidos da literatura inglesa. Nasceu em Thornton, oeste de Bradford, West Yorkshire, Reino Unido no dia 21 de abril de 1816. Escreveu o seu romance mais conhecido, Jane Eyre com o pseudônimo Currer Bell.
Das cinco irmãs Brontë, três se tornaram escritoras. As duas mais velhas morreram muito cedo. Charlotte, a mais velha das escritoras faleceu com 38 anos. Emily, a mais famosa, aos 30 e Anne com 29. Filhas de um pastor protestante e irmãs de um pintor alcoólatra, as irmãs Brontë recriaram um mundo cinza e frio por meio de suas palavras. Embora O Morro dos Ventos Uivantes de Emily Brontë tenha feito mais sucesso do que Jane Eyre de charlotte, por seu caráter mais passional e metafísico, o estilo da escrita é impecável e mais leve. Mesmo com elementos da literatura gótica, como os cenários, mistérios sobre o passado das personagens e, em muitos momentos, ares sobrenaturais, Charlotte tomou um rumo diferente de sua irmã, o que torna sua obra mais amena e, mais romântica. Charlotte Brontë também se destacou em sua época por construir uma personagem muito à frente de seu tempo. Jane Eyre tinha, como objetivo em sua vida, sua autossuficiência e sua independência, buscadas desde muito cedo em sua vida através do trabalho. Em uma época em que as mulheres, basicamente, eram sustentadas por seus maridos por meio do matrimônio, é de se admirar a persistência da protagonista em seguir seus princípios, bem como é de se admirar a coragem da autora em defender seu ponto de vista, mais uma vez, tão diferente do pensamento vigente na época.