A Divina Comédia é um poema clássico da literatura italiana e mundial com características épica e teológica, escrito por Dante Alighieri no século XIV período renascentista e dividido em três partes: o Inferno, o Purgatório e o Paraíso. São cem cantos protagonizados pelo próprio Dante em companhia do poeta romano Virgílio , que percorreu uma jornada espiritual pelos três reinos além-túmulo.
O Inferno é descrito em 34 cantos com cerca de 140 versos cada um. Virgílio, o grande poeta romano, autor de Eneida, surge para guiar Dante pelo inferno e o purgatório em direção ao paraíso. Antes de encontrar Virgílio, ele estava numa selva escura.
Circa l’autore
Dante Alighieri nasceu em Florença no ano 1265, onde viveu a primeira parte da sua vida até ser exilado por Carlos Valois e pela igreja, passando a viver pelas cidades de Verona, Bolonha e Ravena. Foi casado com Gemma Donati e tiveram 4 filhos; porém, sempre amou sua amiga de infância, Beatrice Portinari, que se tornou sua musa inspiradora. A sua obra mais famosa foi inicialmente intitulada ‘Comédia’, sendo mais tarde qualificada como ‘divina’ pelo poeta Giovanni Boccaccio, levando em consideração o teor histórico, mitológico, filosófico, político e religioso da obra. Dante faleceu em Ravena no ano 1321.