‘Os diversos ensaios que compõem o presente volume, ‘Em torno da imagem e da memória’, organizado por Elcio Cornelsen, Elisa Amorim e Gonzalo Leiva Quijada, transitam entre diversas expressões artísticas como a pintura, o cinema, a literatura, o desenho, a colagem e, sobretudo, a fotografia, seja enquanto retrato, registro documental, ou enquanto refotografia, fotopintura, fotografia pós-morte e pictorialismo. Assim, nos textos que procuram estabelecer relações entre imagem e memória na arte contemporânea, o que se observa predominantemente é o caráter híbrido da imagem apresentada pelos artistas, o seu caráter intermediático, que se configura na fronteira entre as diversas linguagens. Já nos ensaios que se voltam para as imagens de eventos traumáticos, ou que se voltam para a busca do que resta do passado no presente, evidencia-se o caráter de resistência da arte: resistência contra o horror, contra o trauma, contra a ausência e, sobretudo, resistência à política do esquecimento. Assim, este livro apresenta ao leitor o olhar múltiplo e instigante de diversos pesquisadores, artistas e escritores, em diálogo com alguns dos pensadores e filósofos indispensáveis para que se reflita o presente e para que se possa vislumbrar os rastros do passado que sobrevivem e insistem nos tempos atuais.’
Tabella dei contenuti
Agradecimentos 11
A força gravitacional da memória 13
Visiones de Arequipa. La fotografía de los Hermanos Vargas 23
Andrés Garay Abújar
Jorge Villacorta Chávez
Fotografia e memória: teses em confronto 37
Annateresa Fabris
As imagens de um gol fatídico e seus mitos no imaginário da derrota 59
Elcio Loureiro Cornelsen
Cotidiano de ausencias: fotopinturas y refotografías del sertão 79
Elisa Amorim Vieira
Paisaje de piedras: Imágenes, archivos y fragmentos contra el olvido 97
Gonzalo Leiva Quijada
Adriana Varejão e os regimes modernos do visível 117
Karl Erik Schøllhammer
Desenhos de prisioneiros do campo de concentração de Neuengamme 129
Jaime Ginzburg
‘Compañeras Reinas’. Representaciones de las mujeres trabajadoras en la
Argentina de mitad del siglo XX 139
Lizel Tornay
Arqueologia e sobrevivência das imagens em Jean Le Gac 153
Márcia Arbex
Folhas ao vento – Paulo Nazareth, Notícias de América, 2012 171
Maria Angélica Melendi
Colagem nas artes atuais como manipulação da memória cultural: entre o
cânone e o arquivo 185
Maria do Carmo de Freitas Veneroso
La economía visual moderna del archivo: fotografía, memoria y nación en
las zonas rurales del México posrevolucionario 207
Robin Adèle Greeley Lo que perdura 223
Rubén Chababo
Entre a infância biográfica e a infância permanente
(A propósito de La casa de los conejos e de ¿Quién te creés que sos?) 231
Silvia Cárcamo
Entre linguagem e história:
Os retratos nos filmes de Antonio Manuel 253
Virgínia Gil Araujo
Sobre os Autores e Organizadores 267
Circa l’autore
Elcio Loureiro Cornelsen é Professor Associado III da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), credenciado junto ao Programa de Pós Graduação em Estudos Literários. Possui doutorado em Germanística – Freie Universität Berlin (1999), na Alemanha, pós-doutorado em Estudos Organizacionais pela Fundação Getúlio Vargas (FGV–EAESP; 2005) e pós-doutorado em Teoria Literária pelo Instituto de Estudos da Linguagem, da Unicamp (IEL–Unicamp; concluído em fev. 2010). Entre outras publicações, co-organizou os livros Literatura e Guerra (2010), Imagem e Memória (2012), e Futebol, linguagem, artes, cultura e lazer (2015).
Elisa Maria Amorim Vieira é Professora Associada II da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e subcoordenadora do Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários da FALE/UFMG. Possui doutorado (2005) em Letras Neolatinas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e pós-doutorado pela Stanford University (2009-2010).
Gonzalo Leiva Quijada es Académico e Investigador del Instituto de Estética de la Pontificia Universidad Católica de Chile, Licenciado en Estética, Magister y Doctorado en Historia y Civilización E.H.E.S.S. Paris, Francia. Ha organizado numerosos Coloquios, Congresos internacionales y talleres sobre visualidad en el contexto regional. Ha sido curador de 7 exposiciones de fotografía y artes visuales.