Projeto Narrativas Medievais
Segurant: O cavaleiro esquecido da Távola Redonda
Superando os cavaleiros de sua época em força e bravura, Segurant vence todos os torneios de cavalaria que disputa, até ser enfeitiçado pelas fadas Morgana e Sibila, que o enviam numa incessante caçada a um dragão imaginário.
As extraordinárias aventuras desse cavaleiro do Rei Artur permaneceram esquecidas por sete séculos até serem redescobertas por Emanuele Arioli, um jovem medievalista que vasculhou bibliotecas de toda a Europa e dos Estados Unidos em busca dos manuscritos remanescentes desse romance arturiano perdido. Após mais de uma década de pesquisa meticulosa, Arioli revela agora esse texto esquecido, adornado com iluminuras dos manuscritos originais, tornando-o acessível ao público pela primeira vez em setecentos anos.
‘Redescobrir hoje um novo romance da Idade Média, um romance arturiano desconhecido, é excepcional. […] Reconstituir o romance inteiro é um prodígio de erudição, inteligência e sensibilidade.’
Michel Zink (medievalista francês e membro da Academia Francesa)
A recém-descoberta história de Segurant foi contada por Emanuele Arioli em três diferentes formatos, publicados simultaneamente e de forma inédita no Brasil pelo Grupo Autêntica:
— Segurant, O Cavaleiro do Dragão – O romance perdido da Távola Redonda (romance, Ed. Vestígio)
— Segurant, o Cavaleiro do Dragão (infantojuvenil, Ed. Yellowfante)
— O Cavaleiro do Dragão (quadrinhos, Ed. Nemo).
Não deixe de conferir esse fascinante achado, que devolve à luz do dia, após vários séculos de esquecimento, a saga desse bravo e intrigante cavaleiro do Rei Artur.
Circa l’autore
Emanuele Arioli – Após completar sua formação em prestigiadas instituições como a École Normale Supérieure de Paris e a École Nationale des Chartes, Emanuele Arioli tem se destacado no campo das línguas e das literaturas medievais. Em sua carreira acadêmica, ele obteve reconhecimento especialmente por seu trabalho relacionado a Ségurant ou O Cavaleiro do Dragão, uma obra até então esquecida da literatura do ciclo arthuriano.
Sua tese de doutorado, defendida em 2017 na Sorbonne, focou no romance medieval que aborda as aventuras de Ségurant, um cavaleiro desconhecido da Távola Redonda. A pesquisa de Arioli não só reconstituiu o texto a partir de manuscritos medievais, mas também levou à sua tradução e adaptação em vários formatos: um romance, uma série de quadrinhos e um livro ilustrado para crianças, ampliando assim o alcance desse material histórico.
Além disso, a relevância de seu trabalho foi reconhecida com a adaptação de Ségurant ou O Cavaleiro do Dragão em um documentário de 90 minutos produzido pelo canal Arte, consolidando sua importância no estudo da literatura arthuriana e destacando sua habilidade em trazer novas perspectivas para textos antigos.