A ideia com esta obra foi produzir um conteúdo relacionado à coleta e busca de dados em ambiente digital, virtual ou não, mediante o uso de tecnologias e ferramentas existentes, gratuitas ou não, em fontes abertas e/ou restritas. A proposta, no entanto, não é ensinar ao leitor – seja policial, jornalista, advogado etc. – todas as estratégias da produção de conhecimento com base em fontes digitais, mas dar dicas e criar condições para que obtenha conhecimentos básicos e possa exercitar algumas habilidades necessárias ao serviço profissional da área de segurança pública, em colaboração com a Inteligência Policial e de Segurança Pública e a Investigação Policial. De outra parte, a curiosidade do analista/investigador e sua perspicácia na utilização das ferramentas disponíveis na web fará com que obtenha sucesso em seu trabalho.
Tabella dei contenuti
1. Introdução ao Tema Inteligência Digital
2. Atividade de Inteligência de Segurança Pública, de
3. O Crime e as Fontes Abertas
4. A Internet como Fonte Aberta para Produção de Conhecimentos
5. Sites de Fontes Abertas Úteis e Indicados
6. Validade Jurídica das Evidências Digitais Colhidas na Web
Referências Bibliográficas
Anexo I. Pesquisando (Dados Sobre) Imagens
Funcionalidade do Offline Exif Reader
Funcionalidade do Google Imagens
Anexo II. Funcionalidade de Ferramenta Online de Data Mining – Touchgraph
Anexo III. Lei de Criação do SISBIN e ABIN
Anexo IV. Decreto de Criação do Subsistema de Inteligência de Segurança Pública
Anexo V. Lei de Acesso à Informação
Anexo VI. Lei de Criação do SINESP
Anexo VII. Decreto nº 7.845/2012
Circa l’autore
Emerson Wendt: Graduado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Federal de Santa Maria e Pós-graduado em Direito pela URI-Frederico Westphalen. Mestrando em Direito e Sociedade pela Unila Salle Canoas-RS. Professor dos cursos de pós-graduação e/ou extensão da UNISINOS (São Leopoldo-RS), SENAC-RS (Passo Fundo-RS), IDC (Porto Alegre-RS), Verbo Jurídico (Porto Alegre-RS), Uniritter (Porto Alegre-RS e Canoas-RS), EPD (São Paulo-SP), FADISP (São Paulo-SP), UNIFRA (Santa Maria-RS), IMED (Passo Fundo-RS) e UNITOLEDO (Porto Alegre-RS). Já ministrou aula nas Academias das Polícias Civis de Pernambuco, Goiás, Paraná, Acre, Alagoas, Sergipe, Rondônia e Piauí.
Autor do livro ‘Inteligência Cibernética’ (Editora Delfos) e coautor dos livros ‘Crimes Cibernéticos: ameaças e procedimentos de investigação’, já em sua segunda edição, e ‘Inteligência Digital’, ambos publicados pela Brasport. É Delegado de Polícia do Rio Grande do Sul.
Alesandro Gonçalves Barreto: Alesandro Gonçalves Barreto é Delegado de Polícia Civil do PI. Formado em Direito pela URCA (Universidade Regional do Cariri) e Pós-graduado em Direito pelo Centro de Estudos Jurídicos – UFPI. Coordenador do Núcleo de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública do Piauí e Professor da Academia de Polícia Civil do Piauí nas cadeiras de Inteligência Policial e Investigação Criminal I e II – ACADEPOL/PC/PI.