Fiódor Dostoiévski Mikháilovitch nasceu em Moscou, em 1821, e morreu em S. Petersburgo, em 1881. É reconhecido como um dos maiores escritores da literatura soviética e internacional e autor das obras-primas Crime e Castigo e Os irmãos Karamazov. ‘Notas de Inverno sobre Impressões de Verão’, ‘O Sonho de um Homem Ridículo’ e ‘O Crocodilo’, são as obras que compõem este volume. São histórias curtas e de características diversas que servem como porta de entrada no universo literário deste gigante da literatura. A obra de Dostoiévski, mal compreendida por seus contemporâneos, marcou profundamente o pensamento moderno e a literatura ocidental até os dias de hoje.
Circa l’autore
Fiódor Dostoiévski (1821-1881) foi um dos grandes escritores russos autor de Os Irmãos Karamázov e Crime e Castigo, obras-primas da literatura universal. Seus romances abordam questões existenciais e temas ligados à humilhação, culpa, suicídio, loucura e estados patológicos do ser humano.
Fiódor Mikhailovitch Dostoiévski nasceu em Moscou, Rússia, no dia 11 de novembro de 1821. Filho de Mikhail Dostoiévski e Maria Fiodorovna Netchaiev, ficou órfão de mãe no dia 27 de fevereiro de 1837.
Nesse mesmo ano, foi enviado para São Petersburgo onde cursou a Escola de Engenharia Militar. Em 1839, seu pai, que era médico, foi assassinado pelos colonos da fazenda onde vivia. O fato provocou grandes transtornos na vida de Dostoiévski, que teve os primeiros ataques de epilepsia quando soube da morte do pai.